Só se fala disso — lá fora e aqui

Taxa de juros, taxa de juros, taxa de juros. Ontem foi, literalmente, uma Super Quarta — como os economistas gostam de falar. Os bancos centrais dos EUA e do Brasil comunicaram, ontem, o aumento da taxa de juros nos dois países.

Antes de mais nada… Por que isso importa? 🤷‍♂️🤷‍♀️

Se você acha que qualquer decisão econômica não te diz respeito, temos uma notícia ruim — acorda, porque você vive a economia diariamente.

  • As taxas de juros são usadas para combater a inflação. Quando ela sobe muito e você começa a senti-la a cada ida ao supermercado, os governos se voltam para apertar o botão de “STOP!”. A meta é esfriar a economia. ❄️

Como isso acontece? Com juros mais altos, as pessoas e empresas tomam menos crédito, gastam menos, a circulação de dinheiro diminui e a situação se controla — essa é, pelo menos, a teoria.

  • Exemplos… Queria comprar uma casa financiada? Parcelar a fatura do cartão de crédito? Pegar dinheiro emprestado para pagar a faculdade? Tudo fica mais caro.

Além dos casos pessoais, empreendedores que têm uma super ideia e buscariam um empréstimo para financiá-la, agora vão pensar duas vezes: 1) se der errado, o prejuízo será maior e 2) caso já se tenha o dinheiro, é melhor aplicá-lo do que correr riscos.

O último é, inclusive, outro ponto importante. Com a poupança e outros investimentos simples mais rentáveis, as pessoas tendem a poupar mais.

Os números…

🇺🇸 Nos EUA, a taxa de juros aumentou 0,25%, para um intervalo entre 0,25% e 0,5% — parece pouco, mas a relevância foi enorme. Esse foi o primeiro aumento desde 2018.

🇧🇷 Enquanto isso, por aqui, o Banco Central elevou a Selic em 1 ponto percentual, a 11,75% ao ano. O mercado já esperava e, inclusive, está certo de que mais está por vir.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ