Waze dos vendedores? 💰

🧐 Conheça a Proft

A Proft é uma plataforma de produtividade em vendas que auxilia na gestão de metas e indicadores para varejistas.

💰 Modelo de negócios

A empresa é um SaaS voltado para outros negócios (B2B) em que o cliente paga uma mensalidade por loja, com um ticket que varia entre R$ 150 e R$ 250.

📈 Recebeu investimentos?

  • Não.

👫 Quem está por trás desse negócio?

Daniel Malgarin e Tarik Caramanico. (Ao clicar, você vai para o LinkedIn deles).

🔮 Nossa análise

https://media.giphy.com/media/xTiTnF2FfzN2g2oSbu/giphy.gif

🧙‍♂️ Mágico de Oz?

O tipo de MVP utilizado pelos fundadores é chamado de “Mágico de Oz”, que é quando a empresa roda um mínimo produto viável em que a parte visual (de contato com o cliente) está funcionando e dá impressão de que a solução está 100% pronta, completa e automatizada.

Por outro lado, a “mágica” acontece de forma manual. No caso da Proft, enquanto, para os clientes, o app estava rodando normalmente, por baixo dos panos, tudo era feito em uma planilha do Google Sheets.

🗺️ Ajudando os vendedores

Conversando com o CEO Daniel, uma feature que nos chamou atenção é que os vendedores conseguem projetar a sua renda no começo de cada mês, pelo aplicativo.

Assim, ele coloca quanto quer receber no mês e o app calcula quantas vendas serão necessárias. Por isso que apelidamos carinhosamente de Waze dos vendedores — pois mostra o caminho a ser percorrido. risos.

🤳 Celular em serviço

Uma função do app que nos deixou confuso foi a de notificações em tempo real a cada venda. Então, perguntamos sobre o uso de celular em horário de expediente e como fica o uso do app. A resposta foi mais ou menos assim:

“Hoje, boa parte das lojas tem um celular que fica disponível para Whats e Insta, em que o vendedor tem sua conta logada. Mesmo assim, vemos que o maior fluxo de acessos ao app são nos horários de contra-fluxo (pausa/intervalo).”

🖊️ Sell me this pen

Outro tema interessante que falamos com o Daniel foi sobre a carreira de vendedor. Muitas vezes, esse trabalho é visto como temporário e, por isso, poucas pessoas sonham em serem vendedoras.

Quantas você conhece que sonham em seguir a carreira? Por isso, fica a dúvida: Como engajar seus vendedores e atrair os melhores para isso, quebrando um pouco esse paradigma?

🤑 Captação a zero equity

Daniel nos compartilhou um ensinamento que teve em uma mentoria e que pode fazer muito sentido em alguns mercados e modelos de negócio. Sabe aquela frase: “O melhor dinheiro é o do cliente”?

A empresa precisava de capital para manter a operação. Foi aí que, em uma mentoria, perceberam que poderiam captar vendendo planos anuais aos clientes, o que anteciparia uma renda futura ao presente. Graças à escala que o modelo de negócios de um app permite, por manter os custos estáveis ao longo do ano.

https://media.giphy.com/media/YnkMcHgNIMW4Yfmjxr/giphy.gif

📚 Para aprofundar

🤔 O que você faria se fosse o CEO?

Ler é fácil, difícil é fazer. Nos conte aqui o que você faria se estivesse no lugar dos founders. Qual seria sua estratégia, plano de ação, etc?

🦄 E o meu bizness?

Se você quer seu bizness analisado por nós, clique aqui.

🪤 Lembre-se: Nenhuma análise aqui é comprada ou possui interferência das empresas estudadas, é 100% independente.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ