Você já está careca de saber que, desde a invasão à Ucrânia, diversas empresas estrangeiras interromperam suas operações na Rússia. As grandes empresas de tecnologia estão incluídas nisso, em alguns casos, por livre vontade e, em outros, a mando de Putin.
- As sanções à Rússia têm o objetivo de chacoalhar o país, mas, falando das companhias de tecnologia, isso pode ter consequências preocupantes.
Como assim? Imagine sua rotina sem Instagram, Facebook, Twitter e Google. Agora, some a isso o fato do seu país ter invadido um vizinho, controlado a mídia e ameaçado os jornalistas que desagradarem seus líderes. É a completa escuridão.
- Surgiu o alerta… É melhor negociar com Putin e tentar manter as informações circulando ou sair fora e deixar os russos à mercê da mídia estatal?
Zoom Out: Mais do que entretenimento ou diversão, as redes sociais são fontes de informação. Justamente por isso, governos controladores, como a China, não permitem a plena operação de empresas ocidentais dentro do seu território.
Aproveitando a temática da Guerra… 👀
Procura-se por iates. Um programa dos EUA está oferecendo até US$ 5 milhões a quem denunciar a posição de iates, jatos e mansões de oligarcas russos, em mais um esforço para atingir pessoas próximas ao governo. O que vai ter de aspirante a hacker usando o Google Earth não tá escrito… risos.