O que estressa as plantas?

Ainda não conseguimos conversar com as plantas, mas e se elas pudessem, de alguma forma, nos dizer como se sentem? Pode parecer maluquice, mas é mais ou menos isso que uma empresa americana está tentando fazer.

Como isso é possível? Usando proteínas fluorescentes — conhecidas como biossensores —, a InnerPlant recodifica o DNA da planta e faz ela mudar de cor quando está “estressada”, precisando ser regada ou sendo atacada por doenças ou fungos.

Pra quem já está imaginando a decoração com plantas coloridas, lamentamos em dizer que, a olho nu, elas não brilham. Essa mudança de cor é vista através de aparelhos ópticos adaptados — incluindo iPhones, drones ou até satélites.

A relevância… 👩‍🌾👨‍🌾

A ideia é que, com esse feedback visual, os agricultores respondam com mais precisão aos problemas no campo — já estava pensando que o papo era só pra pai de planta, né? risos.

Com isso, a tecnologia pode ajudar, e muito, o agronegócio, melhorando todo o gerenciamento dessa fase inicial da cadeia de alimentos que abastecem o mundo todo. Agora o agro pode ficar tech mesmo. risos. 

COMPARTILHE

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ