Do Lego ao Mickey: um mercado bilion√°rio pouco comentado ūüŹį

Antes de mais nada… Você sabe o que é licenciamento? De forma breve, é quando a dona de uma marca aluga os direitos de uma propriedade intelectual para alguém que desenvolverá produtos ou serviços usando aquela imagem.

De forma mais pr√°tica‚Ķ ūü¶Ą

Imagine que a Empresa X ama o the biz e quer produzir roupas usando nosso unicórnio. Como nós somos donos da imagem, essa empresa nos pagaria para poder fazer as roupas e nós receberíamos royalties por cada peça vendida.

Esse √© apenas um exemplo de algo muito comum no mundo todo.¬†O mercado global de produtos licenciados foi de¬†cerca de US$ 290 bilh√Ķes em 2020¬†e a proje√ß√£o √© que alcance¬†quase US$ 340 bilh√Ķes em 2027.

  • Fazendo a convers√£o,¬†atualmente, o mercado movimenta cerca de¬†R$ 1,5 trilh√£o no mundo todo,¬†sendo¬†R$ 21 bilh√Ķes no Brasil.

Vale destacar que esse é um segmento muito conectado ao entretenimento. Quase metade das vendas dos produtos licenciados vem de produtos e serviços de personagens e entretenimento.

Aqui vai um bom exemplo‚Ķ ūü¶á

O filme The Batman,¬†lan√ßado recentemente, chegou abalando o mercado ‚ÄĒ¬†al√©m dos feeds de redes sociais (risos).¬†Foi¬†mais de meio bilh√£o de d√≥lares¬†somente com a¬†venda de ingressos¬†‚ÄĒ ficando atr√°s apenas do √ļltimo¬†Homem-Aranha,¬†considerando a era pand√™mica.

  • Segundo dados que nosso time obteve da¬†Nubimetrics¬†com exclusividade, a procura pelo termo ‚ÄúBoneco Batman‚Ä̬†cresceu 94%¬†e a busca por ‚ÄúBatm√≥vel‚Ä̬†subiu¬†82%,¬†refor√ßando o potencial dos produtos licenciados.¬†As pessoas querem compr√°-los.

Diversas marcas est√£o aproveitando essa alta e¬†lan√ßaram produtos inspirados no protagonista do filme.¬†√Č o caso da¬†Cacau Show, Bob’s, Puma, C&A e at√© mesmo da Fossil,¬†que j√° est√£o vendendo produtos do ‚Äúnovo Batman‚ÄĚ.

A l√≠der global do mercado ūüŹį

Nada mais nada menos do que a empresa fundada em 1923 por Walt Disney. Você é inteligente e deve saber de qual companhia estamos falando. risos.

De camisetas do Mickey √† Legos do Star Wars,¬†a Disney sempre foi muito forte em seus produtos licenciados.¬†Por ser uma marca encantadora e dona de filmes que conquistam o cora√ß√£o de milh√Ķes de pessoas,¬†o desejo por produtos de suas personagens sempre foi enorme.

As vendas globais no varejo de¬†mercadorias licenciadas da Disney¬†totalizaram US$ 54 bilh√Ķes em 2020¬†‚ÄĒ quase o dobro da segunda colocada.¬†Veja no gr√°fico:

O mercado √© relevante ūü§Ď

Os n√ļmeros j√° te mostraram isso.¬†Inclusive, existem¬†empresas especializadas¬†em fazer parcerias com marcas conhecidas para¬†monetiz√°-las atrav√©s de acordos de licenciamento.

√Č o caso do¬†Authentic Brands Group (ABG),¬†empresa americana de¬†gest√£o de marcas¬†que possui diversos neg√≥cios em seu portf√≥lio ‚ÄĒ¬†incluindo Reebok e Forever 21¬†‚ÄĒ, al√©m de ser dona dos direitos de imagem de celebridades como¬†Muhammed Ali e Elvis Presley.

Esse mercado √© bem presente no nosso dia a dia ‚öĹ

Talvez voc√™ j√° tenha visto aqueles¬†quiosques de shopping que vendem tudo quanto √© bugiganga de seus filmes e s√©ries favoritos.¬†Tamb√©m √© muito comum ver produtos de¬†clubes esportivos,¬†como chaveiros, canecas e materiais escolares.¬†At√© ma√ß√£ da Turma da M√īnica existe ‚ÄĒ¬†e desde antes do estagi√°rio nascer. risos.

Um case que voc√™ talvez n√£o conhe√ßa ūüėĪ

No final de 2009, a Disney¬†comprou a Marvel por US$ 4 bilh√Ķes, tornando-se dona de todas as¬†personagens e propriedades intelectuais¬†da empresa de entretenimento.

Dessa forma, a Disney passou a¬†receber os royalties dos produtos licenciados da Marvel.¬†Enquanto isso, os donos da empresa vendida ficaram ‚Äúapenas‚ÄĚ com o valor da aquisi√ß√£o ‚ÄĒ¬†sem direito a royalties, que poderiam durar por muitos e muitos anos.

Passados alguns anos‚Ķ ūüĆĆ

A empresa do Mickey comprou a Lucasfilm,¬†conhecida pela produ√ß√£o da famosa saga Star Wars ‚ÄĒ¬†tamb√©m por US$ 4 bilh√Ķes. Mas, embora o valor seja igual,¬†pode ter tido uma diferen√ßa muito significativa.

Independente de ser verdade ou não, é possível ter uma noção do potencial do mercado de licenciamento. Pode ser que o criador da franquia esteja colhendo os frutos de seu trabalho até hoje.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ