🧐 Conheça a Soul Brasil Esportes
A Soul Brasil é uma plataforma de autogestão de carreira para atletas. A empresa oferece ferramentas para o planejamento e desenvolvimento com base em dados coletados do próprio atleta.
💰 Modelo de negócios
Monetizam por meio da venda de assinatura.
📈 Recebeu investimentos?
- Em abril de 2021, captaram R$ 313 mil em uma rodada Family and Friends — com amigos e familiares.
👫 Quem está por trás desse negócio?
Maria Teresa e Paulo Braga fundaram a empresa em julho de 2018. (Ao clicar, você vai para o LinkedIn deles).
🔮 Nossa análise
MVP 🏗️
A plataforma está sendo lançada e será um marketplace para atletas e marcas de esporte, permitindo patrocínios, compras de materiais esportivos, suplementos e acompanhamento do progresso do atleta. Para visualizar…
- Uma marca poderá entrar em contato com um atleta para patrociná-lo;
- Um ciclista conseguirá encontrar um bom pré-treino na plataforma;
- Um jogador de tênis poderá comprar sua raquete nova por lá;
- Um olheiro será capaz de descobrir um talento promissor.
Mas, antes de desenvolverem a plataforma, conforme a cofundadora Maria Teresa nos contou, eles prestaram várias consultorias no setor, o que os ajudou a entender melhor o cliente e validar o que será lançado.
Integrações dentro da plataforma 👀
Quando uma empresa escolher patrocinar um atleta pela plataforma, por exemplo, ela poderá garantir que o dinheiro vai para seu desenvolvimento. Isso porque o valor será investido em produtos e serviços dentro da própria plataforma — como médicos, materiais esportivos etc. Tudo interligado.
Medalha de ouro 🏅
O ranking dos atletas traz a eles visibilidade entre os patrocinadores, o que fornece às empresas um relatório de desempenho de acordo com os 7 pilares que a Soul Brasil analisa:
- Planejamento de carreira;
- Gestão financeira;
- Marketing e branding;
- Apoio nutricional;
- Suporte pedagógico;
- Acompanhamento psicológico;
- Preparação física.
Efeito de rede 🕸️
Já ouviu falar nisso? De forma resumida, é a ideia de que o aumento do número de participantes melhora o produto. Pense no iFood. Quanto mais restaurantes estiverem na plataforma, maior será o número de opções — o que atrairá novos usuários.
E, quanto mais usuários famintos no app, mais restaurantes usarão o iFood para conquistar esses clientes potenciais. Perceba que o aumento da demanda de uma ponta contribui para aumentar a demanda da outra. É um ciclo virtuoso.
- O mesmo vale para outras empresas, como Uber, Airbnb, Mercado Livre e por aí vai. A Uber não tem carros, o Airbnb não tem imóveis e o Mercado Livre não tem produtos. O valor está em juntar usuários e criar esse efeito de rede.
A Soul Brasil segue essa mesma lógica. Através dela, os atletas se conectam com marcas — potenciais patrocinadores. Assim, o valor da plataforma está justamente nessas conexões (efeito e rede).
📚 Para aprofundar
- Como começar e escalar Efeito Rede? Talks at Google sobre Efeito Rede.
- Já analisamos outra empresa de esportes que pode agregar muito ao ecossistema da Soul Brasil.
🤔 O que você faria se fosse o CEO?
Ler é fácil, difícil é fazer. Nos conte aqui o que você faria se estivesse no lugar dos founders. Qual seria sua estratégia, plano de ação, etc?
🦄 E o meu bizness?
Se você quer seu bizness analisado por nós, clique aqui.
🪤 Lembre-se: Nenhuma análise aqui é comprada ou possui interferência das empresas estudadas, é 100% independente.