Rumo ao hexa, Brasil 🇧🇷

🧐 Conheça a Soul Brasil Esportes

A Soul Brasil é uma plataforma de autogestão de carreira para atletas. A empresa oferece ferramentas para o planejamento e desenvolvimento com base em dados coletados do próprio atleta.

💰 Modelo de negócios

Monetizam por meio da venda de assinatura.

📈 Recebeu investimentos?

  • Em abril de 2021, captaram R$ 313 mil em uma rodada Family and Friends — com amigos e familiares.

👫 Quem está por trás desse negócio?

Maria Teresa e Paulo Braga fundaram a empresa em julho de 2018. (Ao clicar, você vai para o LinkedIn deles).

🔮 Nossa análise

MVP 🏗️

A plataforma está sendo lançada e será um marketplace para atletas e marcas de esporte, permitindo patrocínios, compras de materiais esportivos, suplementos e acompanhamento do progresso do atleta. Para visualizar…

  • Uma marca poderá entrar em contato com um atleta para patrociná-lo;
  • Um ciclista conseguirá encontrar um bom pré-treino na plataforma;
  • Um jogador de tênis poderá comprar sua raquete nova por lá;
  • Um olheiro será capaz de descobrir um talento promissor.

Mas, antes de desenvolverem a plataforma, conforme a cofundadora Maria Teresa nos contou, eles prestaram várias consultorias no setor, o que os ajudou a entender melhor o cliente e validar o que será lançado.

Integrações dentro da plataforma 👀

Quando uma empresa escolher patrocinar um atleta pela plataforma, por exemplo, ela poderá garantir que o dinheiro vai para seu desenvolvimento. Isso porque o valor será investido em produtos e serviços dentro da própria plataforma — como médicos, materiais esportivos etc. Tudo interligado.

Medalha de ouro 🏅

O ranking dos atletas traz a eles visibilidade entre os patrocinadores, o que fornece às empresas um relatório de desempenho de acordo com os 7 pilares que a Soul Brasil analisa:

  1. Planejamento de carreira;
  2. Gestão financeira;
  3. Marketing e branding;
  4. Apoio nutricional;
  5. Suporte pedagógico;
  6. Acompanhamento psicológico;
  7. Preparação física.

Efeito de rede 🕸️

Já ouviu falar nisso? De forma resumida, é a ideia de que o aumento do número de participantes melhora o produto. Pense no iFood. Quanto mais restaurantes estiverem na plataforma, maior será o número de opções — o que atrairá novos usuários.

E, quanto mais usuários famintos no app, mais restaurantes usarão o iFood para conquistar esses clientes potenciais. Perceba que o aumento da demanda de uma ponta contribui para aumentar a demanda da outra. É um ciclo virtuoso.

  • O mesmo vale para outras empresas, como Uber, Airbnb, Mercado Livre e por aí vai. A Uber não tem carros, o Airbnb não tem imóveis e o Mercado Livre não tem produtos. O valor está em juntar usuários e criar esse efeito de rede.

A Soul Brasil segue essa mesma lógica. Através dela, os atletas se conectam com marcas — potenciais patrocinadores. Assim, o valor da plataforma está justamente nessas conexões (efeito e rede).

📚 Para aprofundar

🤔 O que você faria se fosse o CEO?

Ler é fácil, difícil é fazer. Nos conte aqui o que você faria se estivesse no lugar dos founders. Qual seria sua estratégia, plano de ação, etc?

🦄 E o meu bizness?

Se você quer seu bizness analisado por nós, clique aqui.

🪤 Lembre-se: Nenhuma análise aqui é comprada ou possui interferência das empresas estudadas, é 100% independente.

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