Foi divulgado, ontem, um áudio atribuído ao ministro da Educação — Milton Ribeiro —, em que ele afirma que o governo prioriza prefeituras cujos pedidos de liberação de verbas foram negociados por dois pastores, Gilmar Santos e Arilton Moura, atendendo a uma demanda de Bolsonaro.
- O suposto favorecimento fez com que a oposição fosse ao Supremo contra o presidente e o ministro, além de pedir pela saída de Milton.
Mais tarde, o ministro divulgou uma nota de esclarecimento, dizendo que a alocação segue a legislação e os critérios técnicos, e que Bolsonaro não pediu atendimento preferencial. Clique para ouvir o áudio e ler a nota na íntegra.
Já que estamos falando em Educação… 📚
Em meio às notícias envolvendo o líder do Ministério da Educação, vale a pena dar uma olhada em alguns dados interessantes sobre o ensino no Brasil.
- No último PISA, uma prova que avaliou alunos de 79 países, o Brasil ficou em 57º em leitura, 67º em ciência e 73º em matemática.
- 95% dos estudantes saem do 3º ano do ensino médio sem saber resolver problemas usando probabilidade ou Teorema de Pitágoras.
- Em Português, 69% não chegam ao nível considerado adequado.
- O Brasil tem quase 1,4 milhão de crianças e adolescentes fora da escola.