As mulheres no Afeganistão depois do Talibã

Desde que os EUA retiraram suas tropas do Afeganistão e o Talibã tomou o poder, uma das grandes preocupações era a situação das mulheres.

Nos últimos sete meses, foram várias restrições: exclusão de empregos públicos, controle de formas de vestir e prisão de ativistas. Recentemente, no entanto, foram tomadas outras duas medidas.

1) Sem aulas para as meninas 📚

Na semana passada, horas depois das adolescentes afegãs terem retornado às escolas, os líderes do Talibã mandaram as alunas de volta para casa.

O grupo decidiu impedir as meninas de estudar, remetendo à proibição da educação para mulheres que vigorava no mandato anterior — de 1996 a 2001.

A justificativa dada foi de que era preciso tempo para garantir que as jovens permaneceriam separadas dos garotos e que as escolas fossem administradas com princípios islâmicos. Em resposta, os EUA cancelaram as discussões com Talibã.

2) Só voa acompanhada ✈️

Além disso, ontem, foi comunicado que o grupo proibiu mulheres de viajar de avião sem um acompanhante masculinoferindo outra vez as liberdades femininas.

Ontem e hoje, as mulheres que já haviam reservado passagem puderam viajar, mas, a partir de amanhã, elas precisam estar com um homem. 

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ