s novos negócios estão bombando. Mais de 4 milhões de companhias foram abertas no ano passado — um avanço de 20% em relação a 2020 ou, para quem gosta de números absolutos, um aumento de 670 mil novas empresas formais.
- O motivo: Na avaliação dos especialistas, o que realmente vem impulsionando a abertura de empresas é a falta de vagas formais no mercado de trabalho.
A falta da carteira assinada forçou a população a empreender, puxando, principalmente, os microempreendedores individuais — de cada 10 empresas que iniciaram atividades no ano passado, quase 8 foram MEIs.
Os MEIs, cujo limite de faturamento anual é de R$ 81 mil, somaram 3,2 milhões de novos CNPJs no ano passado — haja criatividade pra criar empresa.
E a Bolsa? 📊
O Ibovespa fez igual aquele seu amigo que você acha que superou a ex, mas uma hora acaba cedendo: depois de oito altas consecutivas, fechou em queda de 0,29%, aos 118.737 pontos.
Falas políticas e o preço do petróleo derrubaram as ações da Petrobras, que puxaram o principal índice da bolsa brasileira.