Você lê o dênius? Se a resposta for positiva, já deve ter visto a última novidade da Uber, que passará a contar com os táxis de NY em seu aplicativo. Aproveitando a notícia, vamos trazer uma análise mais aprofundada sobre o assunto.
- Tudo começou em 2011, quando a startup de mobilidade urbana decidiu confrontar os icônicos veículos amarelos nova-iorquinos e colocou um pezinho — ou melhor, um pneuzinho — nas ruas da cidade americana.
Depois de apenas 6 anos de operação, pela primeira vez, mais pessoas estavam usando Ubers do que táxis em NY. Era julho de 2017 e a empresa acabara de registrar uma média de cerca de 290 mil corridas por dia naquele mês, contra menos de 280 mil viagens de táxi.
Deste então, o impacto aos taxistas foi enorme… 📉
Disso você já sabe. Mas, pra ficar mais tangível: Uma licença para taxistas operarem em NY, que custava mais de US$ 1 milhão há alguns anos, hoje vale cerca de US$ 100 mil.
Além disso, ao longo desses anos, quase mil motoristas entraram com pedido de falência na Big Apple. Veja no gráfico o impacto dos serviços de ridesharing no número de corridas de táxis, em NYC:
Preste atenção entre 2015 e 2020 ⚠️
Durante esses anos, enquanto a Uber ascendia — juntamente com a Lyft e outras empresas menores do setor —, os taxistas enfrentaram o impacto da revolução no mercado de corridas.
Depois disso, com o início da pandemia, todos os players do setor foram prejudicados. Agora, o fim das restrições e retomada das atividades está aumentando o número de viagens — o que foi determinante para incentivar essa nova parceria.
A guerra chegou ao fim? ⚔️
Num primeiro instante, esse acordo que encerra a competição de uma década entre a Uber e os taxistas pode parecer estranho. No entanto, ambas as partes saem ganhando.
- A Uber contará com 14 mil novos motoristas disponíveis em seu aplicativo para transportarem seus passageiros — em um momento em que a demanda e os preços estão aumentando, conforme a pandemia se aproxima do fim.
Já para os taxistas, é um novo canal de aquisição de clientes — e sem a necessidade de ficar olhando as calçadas para ver se não tem ninguém com a mão estendida pra chamar um táxi. risos.
As outras ambições da Uber com a parceria… 👀
Embora a medida esteja começando na cidade de Nova York, o objetivo da Uber é que todos os táxis do mundo estejam em sua plataforma até 2025. Afinal, não deve ser fácil dar conta de quase 100 milhões de usuários ativos. risos.
- Pode parecer ousado, e é mesmo. Conforme disse Andrew Macdonald, o líder global de mobilidade da Uber, esse acordo “é maior e mais ousado do que tudo que já fizemos”.
A empresa já fez parcerias com operadoras de táxis em alguns países, incluindo várias cidades dos EUA. Até mesmo em São Paulo essa opção está disponível — a única cidade brasileira que conta com esse recurso, atualmente. Apesar disso, é a primeira vez que a companhia fecha uma parceria que compreenda uma cidade inteira.
Curiosidade: Por que está tão difícil de pegar Uber? 🤔
Pelo que nosso time apurou através de conversas com motoristas ao longo dos últimos meses, essas são algumas das principais causas:
⛽ Aumento da gasolina: A alta do preço da gasolina subiu os custos para os motoristas, o que apertou a margem de lucro. Além disso, muitos motoristas aceitam apenas corridas mais longas, por defenderem que, financeiramente, compensa mais.
🚗 Carros alugados: Muitos motoristas que trabalhavam com carros alugados, com o início da pandemia, acabaram “quebrando” e tendo que devolver os carros, por conta redução das corridas e aumento de custos.
🙋 Aumento de passageiros: Com o fim das restrições pandêmicas, o número de corridas aumentou. Assim, é preciso de mais motoristas para atender a essa demanda crescente — o que justifica a parceria feita em NY.