Chegou a hora de voltar a ouvir: “Por esse preço, eu compro 5 barras de chocolate”. A Páscoa está chegando e, junto dela, os tradicionais ovos de chocolate — que, este ano, estão até 40% mais caros em relação ao ano passado.
A inflação, que tem feito o brasileiro se sentir em um aeroporto mesmo estando na mercearia da esquina, chegou aos ovos de Páscoa, tradicionalmente mais caros.
- Se não pesquisar, inclusive, pode-se pagar bem mais do que o possível: Segundo o Procon, um mesmo ovo pode custar 144,65% a mais de um lugar pra outro.
Com esse cenário, o setor espera uma procura maior do consumidor por ovos menores, de cerca de 250g — além de barras e bombons.
A oportunidade para empreender 🍫
Um levantamento mostrou que o número de negócios que fabricam produtos derivados de chocolate aumentou 57% de 2019 para 2021. A quantidade de empresas abertas na área também foi maior que a de fechamentos por três anos seguidos.
O que explica isso? O setor de chocolates atrai microempreendedores por não exigir formação profissional, nem máquinas sofisticadas, e ter uma matéria-prima acessível. Enquanto uns se lambuzam de chocolate, outros colocam dinheiro no bolso.