Com a melhora da COVID-19, a notícia esperada seria: “Mercado brasileiro de aviação volta aos patamares de antes da pandemia”. No entanto, não é bem isso o que está acontecendo…
- A demanda por transporte de passageiros de aviação no mercado doméstico — dentro do país — caiu 17% em fevereiro deste ano em comparação a 2019.
Além disso, fevereiro também teve 14,3% menos assentos disponíveis. Isso porque o início do ano não foi fácil para as companhias, já que a Ômicron fez com que o número de pilotos e comissários afastados por licença médica disparasse.
Para saber… No mercado doméstico, a empresa com maior participação foi a Latam, seguida pela Gol e, depois, pela Azul.
- Na contramão disso, os voos internacionais seguraram a onda. A demanda por passageiros para o exterior aumentou 367% de 2019 para 2022.
Zoom Out: As companhias aéreas, humilhadas pela pandemia, ainda não foram exaltadas. A cada nova variante foi um novo impacto e, mais recentemente, a alta dos combustíveis fez com que fosse preciso subir os preços das tarifas para evitar prejuízos.