Aquecimento global: é agora ou nunca

Ultimato. Segundo um novo relatório, elaborado pelos principais cientistas climáticos do mundo, a luta para manter o aquecimento global abaixo de 1,5 grau Celsius atingiu o território do “agora ou nunca”.

  • A meta de 1,5 grau Celsius é o limite de temperatura atribuído no marco do Acordo de Paris de 2015.

A situação é crítica, mas parece que tem solução. O relatório mostra que a humanidade está “em uma encruzilhada”, mas as ferramentas e o conhecimento necessários para limitar o aquecimento global estão disponíveis.

O que é preciso fazer? Segundo os cientistas, a diminuição da emissão de gases pode ser alcançada com a diminuição do consumo de energia, eletrificação do transporte e aumento da absorção e armazenamento de carbono.

  • Acredita-se que, pela primeira vez na história, temos tecnologias que nos permitem viver vidas confortáveis sem consumir enormes quantidades de energia — agora falta colocar o plano em prática.

E por falar em meio ambiente… 💸

As pressões climáticas também pesam no bolso. As inundações, secas, incêndios florestais e furacões agravados pelas mudanças climáticas podem custar ao orçamento federal dos EUA cerca de US$ 2 trilhões por ano até o final do século.

Segundo análise, isso representaria uma perda anual de 7,1% nas receitas federais — é agora ou nunca mesmo.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ