Cancela o Pix?

Roubos 24 horas por dia, 7 vezes por semana. Desde que o Pix foi implementado, a sua facilidade virou também um problema — os criminosos aproveitaram o meio de pagamento para cometerem crimes, e, em São Paulo, o PCC começou a controlá-los.

  • O PCC, Primeiro Comando da Capital, é uma das maiores organizações criminosas do Brasil, que vem controlando crimes de transferência de dinheiro com celulares roubados em bairros de classe média alta da capital paulista.

Explicando… ⚠️

Os ladrões roubam os telefones e os levam rapidamente para alguns pontos da quadrilha, onde desbloqueiam os celulares e transferem o dinheiro via PIX antes que os donos tomem as providências.

A curiosa participação do PCC. No início, não havia muito envolvimento do grupo, porque esses crimes atraem a atenção da polícia e atrapalham o tráfico. Depois, no entanto, o alto lucro o fez entrar na modalidade.

Zoom Out: Desde abril de 2021, é possível controlar o limite do Pix e, em agosto, o Banco Central fez uma série de mudanças como medida de segurança — entre 20h e 6h, o limite passou a ser de R$ 1 mil. Mas os crimes continuam…

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ