Pela 1ª vez, aterro sanitário gera energia para residências no Brasil

Falou em energia renovável, pensou em energia solar? Não está errado, mas há outros meios, como a energia produzida por meio do lixo. Dá pra tirar proveito de tudo. risos.

Essa modalidade não é a mais difundida no Brasil, mas uma startup mineira — a Metha Energia — fechou uma parceria recente com a multinacional Asja para fornecer energia elétrica a uma usina de biogás construída em um aterro sanitário. 💡

  • Essa é a primeira vez que a energia gerada em aterros chegará ao consumidor residencial no Brasil, através do serviço da Metha.

Como funciona? A energia produzida no aterro será transformada em créditos de KWh, e repassados para o consumidor final da Metha — que oferece o serviço gratuito, que resulta em uma conta de luz até 15% mais barata.

  • Com a parceria, a startup mineira estima que será possível atender 13 mil novas famílias em Minas Gerais. A meta é crescer 5 vezes mais até o final do ano, expandindo a operação para outros seis estados do país.

Zoom Out: A novidade é um marco para o setor energético, já que a usina pode fazer com que deixem de ser jogadas 473 mil toneladas de gás carbônico na atmosfera. Hoje, 73% das emissões de gases do efeito estufa do mundo vêm do setor de energia.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ