A COVID-19 continua uma pandemia para a OMS

Na mesma. De uns tempos pra cá, com o fim das restrições mundo afora e as pessoas tratando o vírus como aquele tio chato em todo Natal — “ok, tenho que aceitar” —, muito se falou sobre começar a tratar a COVID como endemia. 

  • Na prática, a doença não seria mais tratada com emergência e as medidas de combate a ela, como o uso de máscaras, poderiam perder a validade.

No entanto… Ontem, a OMS disse: “na-na-ni-na-não”. A organização determinou que a COVID continua sendo emergência de saúde pública internacionalna contramão do que se vê em boa parte dos países europeus.

Qual a situação atual? 🦠

O número de novos casos e mortes continua caindo no mundo como um todo — pela terceira semana consecutiva. As últimas quedas foram de 24% e 18%, respectivamente.

A justificativa da OMS… Segundo o diretor-geral, o comitê enxerga que o coronavírus continua tendo uma evolução imprevisível, algo agravado por sua intensa transmissão. Na prática, no entanto, cada país tem suas liberdades.

Zoom Out: Embora 21 países ainda não tenham vacinado nem 10% de seus habitantes, a letalidade global da COVID-19 é a menor desde o início da pandemia. A taxa atual é de 1,24%, contra 7,37% no pico de 2020.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ