Governo decide dar aumento de 5% a servidores federais

Reajustes de bilhões. Ontem, o governo JB decidiu conceder um reajuste de 5% para todos os servidores públicos federais a partir de 1º de julho. O custo total da medida é estimado em R$ 7,9 bilhões em 2022.

O contexto: Inicialmente, o governo autorizou um aumento apenas para carreiras policiais. Insatisfeitas, as demais carreiras federais fizeram atos de protesto pedindo pelo reajuste.

  • Inclusive, na época dos protestos, o vice-presidente Hamilton Mourão afirmou não haver espaço no orçamento para o aumento dos demais servidores — o que levaria a um corte de verbas em outras áreas.

Quem vai ser beneficiado? 🤑 Esses bilhões não alcançam apenas o Executivo, incluindo também as carreiras do Judiciário, Legislativo, Ministério Público e Defensoria.

Mas os servidores não parecem satisfeitos. Considerando a inflação acumulada de 20%, os representantes da categoria afirmam que o reajuste de 5% ainda é muito pequeno.

O impacto… A medida aumenta a despesa com o pessoal, que é a segunda maior do país — mesmo sem considerar o reajuste, o Brasil pode ter uma dívida de até R$ 6,4 trilhões ao fim de 2022. Clique para ler mais sobre isso.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ