É comida que não acaba mais… Ou acaba? 🍽️

Um problema que está na vida de todo mundo. Após cortar frutas e legumes, o que você faz com o lixo? Joga tudo no mesmo saco plástico, junto com o pão velho que sobrou? Faz um adubo caseiro? Ou alguma outra solução?

  • O desperdício e mal aproveitamento dos alimentos — e restos de comida — é algo muito comum no mundo todo.

Só pra você ter uma ideia… A comida produzida no planeta é suficiente para alimentar toda a população mundial. Mas, mesmo assim, existem mais de 800 milhões de pessoas passando fome ao redor do mundo.

Aqui vão outros números que vão te surpreender… 😳

Estudos mostram que quase 1 bilhão de toneladas de alimentos são desperdiçados anualmente, sendo que 60% disso corresponde a resíduos domésticos, com o restante vindo de serviços de alimentação e varejo, nesta ordem.

Pensando em um número que esteja mais dentro da nossa realidade, em média, uma família desperdiça em torno de 75kg de alimento a cada ano — número semelhante entre diferentes grupos de renda. Veja os países que mais desperdiçam:

Além da questão social, existe a ambiental ♻️

Se a perda e o desperdício de alimentos fossem um país, seria a terceira maior fonte de emissões da gases de efeito estufa do planeta, liberados pela decomposição dos alimentos.

  • Ou seja, é um problema que também tem a ver com sustentabilidade. E falando nisso, essa é uma pauta cada vez mais frequente nas empresas.

Quer dados, né? Em 2020, 96% das 250 maiores empresas do mundo possuem iniciativas voltadas para sustentabilidade. Tá todo mundo se ligando nisso…

Como o empreendedorismo pode ajudar a resolver esse problema? 💼

As foodtechs — empresas que usam tecnologia para desenvolver soluções inovadoras para a alimentação — captaram cerca de US$ 40 bilhões da capital de risco em 2021mais do que o dobro do ano anterior.

Muitas dessas empresas possuem soluções voltadas resolver justamente essa dor do desperdício de alimentos — seja através do uso de inteligência artificial para prever a demanda de perecíveis, ou aplicativos que vendem sobras de restaurantes por um preço abaixo do cardápio, por exemplo.

Pare pra pensar… 💭

Toda essa comida descartada deve representar um desperdício de mais de US$ 60 bilhões em 2022, podendo dobrar nos próximos 10 anos. Estamos falando de um mercado gigante, que pode dar muito dinheiro para empresas que atuem nele, enquanto ajuda o planeta.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ