Nos anos 90, a Gillette começou a enviar gratuitamente kits de barbear para a casa de garotos prestes a completar 18 anos.
- Ao todo, durante mais de 10 anos de campanha, foram entregues mais de 20 milhões de aparelhos de barbear.
A estratégia era simples: Gerar impacto em homens justamente na idade em que eles decidem a marca que usarão para se barbear pelo resto de suas vidas.
É muito mais fácil continuar comprando o refil das lâminas do que trocar para a marca concorrente. Olha o exemplo aí — 15 anos de lâminas vendidas pra conta:
A lógica por trás… 🤯
- A empresa identificou um comportamento padrão no seu público-alvo — homens se acomodam facilmente;
- Entregou valor ao presenteá-los com o aparelho de barbear;
- A partir disso, gerou dependência — esses meninos precisarão comprar novas lâminas durante toda a vida.
Pra se ter uma ideia, estima-se que essa ação gere 60 milhões de dólares por ano para a Gillette, sem contar todo o buzz gerado em redes sociais.
Tudo bem que, às vezes, o algoritmo falha e eles mandam o produto para pessoas que já passaram há um tempo dos 18 anos — e às vezes até para mulheres. risos.