A estratégia da Gillette que gera US$ 60 milhões por ano

Nos anos 90, a Gillette começou a enviar gratuitamente kits de barbear para a casa de garotos prestes a completar 18 anos.

  • Ao todo, durante mais de 10 anos de campanha, foram entregues mais de 20 milhões de aparelhos de barbear.

A estratégia era simples: Gerar impacto em homens justamente na idade em que eles decidem a marca que usarão para se barbear pelo resto de suas vidas.

É muito mais fácil continuar comprando o refil das lâminas do que trocar para a marca concorrente. Olha o exemplo aí — 15 anos de lâminas vendidas pra conta:

A lógica por trás… 🤯

  1. A empresa identificou um comportamento padrão no seu público-alvohomens se acomodam facilmente;
  2. Entregou valor ao presenteá-los com o aparelho de barbear;
  3. A partir disso, gerou dependência — esses meninos precisarão comprar novas lâminas durante toda a vida.

Pra se ter uma ideia, estima-se que essa ação gere 60 milhões de dólares por ano para a Gillette, sem contar todo o buzz gerado em redes sociais.

Tudo bem que, às vezes, o algoritmo falha e eles mandam o produto para pessoas que já passaram há um tempo dos 18 anos — e às vezes até para mulheres. risos.

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