A saúde mental dos adolescentes não está indo nada bem

A juventude está no meio de uma crise de saúde mental — e não, ela não começou na pandemia. Entre 2009 e 2021, o percentual de estudantes americanos do ensino médio com “sentimentos persistentes de tristeza ou desesperança” foi de 26% para 44%. 

  • Esse número é recorde e não é o único preocupante. As visitas de adolescentes de 10 a 19 anos ao pronto-socorro por automutilação aumentaram 88% de 2001 a 2019.

Quais os motivos para isso? Os especialistas em saúde pública estão correndo para descobrir, antes que a coisa piore. Sabe-se que o aumento não veio apenas com a pandemia, mas ela piorou tudo

  • A COVID e suas restrições fizeram os sentimentos de solidão e depressão dispararem, mas o cenário continua mesmo com a flexibilização.

Os culpados… 👻

Recentemente, muitas críticas têm sido feitas às redes sociais por piorarem a crise de saúde mental dos adolescentes, mas um estudo na Grã-Bretanha descobriu que essa relação era “bastante fraca” — ou seja, a conexão não está clara. 

  • Nas últimas décadas, as preocupações com os adolescentes eram os cigarros, o álcool, as drogas e a gravidez precoce — mas tudo isso diminuiu, dando lugar ao mal do século XXI: as doenças mentais. 

E no Brasil? Um estudo recente mostrou 36% dos jovens brasileiros tiveram sintomas de depressão e ansiedade na pandemia. Abrangendo todas as faixas etárias, segundo a Saúde, mais de 11% dos brasileiros têm depressão. Pouca coisa não é…

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ

STORIES

Partilhar

Que amor tão grande Tem que ser vivido a todo instante A cada hora que eu tô longe é um

STORIES

Sentimento feliz

A Ana e o Bruno se conheceram na Alemanha. Ele estava no país pelo Ciências sem Fronteiras, enquanto ela tinha ido cursar toda a

CHAMPS

Do jeito que o povo gosta

A primeira perna de quase todos os confrontos das oitavas de final da Copa do Brasil aconteceram ontem e anteontem, com jogos bem

CHAMPS

Na corda bamba

Não está nada fácil. A seleção brasileira de vôlei masculino está passando por uma fase de altos e baixos. Se a expectativa

CHAMPS

A melhor etapa do ano

Após ficar de fora por dois anos do circuito mundial da WSL, o Brasil voltou a ser palco de uma etapa do

CHAMPS

Isolou?

A grande treta do ano na Fórmula 1 é o porpoising, que, em bom português, são aquelas quicadas que os monopostos dão