Como a Apple tirou US$ 16 bilh√Ķes de outras BIG TECHs? ūüćé

O terror da concorr√™ncia?¬†Voc√™ deve ter acompanhado as mudan√ßas de privacidade feitas pela Apple h√° um ano. O¬†App Tracking Transparency¬†‚ÄĒ que passou a requisitar que os aplicativos¬†pe√ßam permiss√£o dos usu√°rios para rastrear sua atividade¬†‚ÄĒ est√° dando o que falar at√© hoje.

Empresas como¬†Meta, YouTube, Snap e Twitter,¬†juntas, devem ter suas receitas prejudicadas em quase¬†US$ 16 bilh√Ķes¬†neste ano, por conta dessa medida tomada pela ma√ß√£.¬†Veja no gr√°fico:

Com essa exig√™ncia da Apple,¬†um enorme n√ļmero de usu√°rios bloqueou esse rastreamento,¬†de forma a¬†prejudicar anunciantes e plataformas de tecnologia,¬†em geral, uma vez que¬†reduz o acesso a dados de seus usu√°rios.

Pra você ter uma ideia… Apenas 25% das pessoas que usam iPhones permitem o rastreamento de seu uso nos aplicativos. Mas até que já foi pior…

Esse n√ļmero que era de cerca de¬†10% logo ap√≥s a atualiza√ß√£o do iOS 14.5,¬†que trouxe tal mudan√ßa.

Qual √© a relev√Ęncia disso? ‚ö†ÔłŹ

As principais redes sociais existentes dependem de dados.¬†Os usu√°rios t√™m acesso a um produto gratuito ‚ÄĒ como¬†Facebook, Instagram ou YouTube.¬†Em troca as empresas coletam suas informa√ß√Ķes.

  • Isso permite que os anunciantes ‚ÄĒ quem efetivamente paga a conta ‚ÄĒ¬†segmentem seus an√ļncios com a precis√£o necess√°ria para atingir as pessoas certas e venderem mais.

Ao facilitar que os usuários limitem o acessos aos seus dados, essas mídias sociais perdem o poder de ajudar os anunciantes a endereçarem sua publicidade da melhor forma.

O resultado? ūüďČ

Os anunciantes reduzem os gastos nessas plataformas. Não por acaso, a empresa do Tio Zuck, possivelmente, foi a mais prejudicada com as mudanças da Apple.

  • Nossa aposta √© que as empresas passem a¬†focar em m√≠dias alternativas¬†‚ÄĒ out of home, TV e sua newsletter favorita¬†‚ÄĒ,¬†que tendem a bombar e valorizar¬†nos pr√≥ximos anos.¬†Quer aprofundar?¬†Clique e leia mais sobre isso.

Executivos da pr√≥pria Meta j√° disseram esperar que a pol√≠tica da Apple¬†gere uma perda de mais de US$ 10 bilh√Ķes em vendas em 2022¬†‚ÄĒ o equivalente a¬†quase 10% de sua receita total no ano passado.

Realmente, a Meta n√£o est√° gostando nem um pouco disso‚Ķ ūüė°

No ano passado, a companhia chegou a atingir¬†US$ 1 trilh√£o de valor de mercado.¬†Hoje, est√° valendo praticamente metade disso ‚ÄĒ¬†uma queda e tanto.

Boa parte foi por influ√™ncia da atualiza√ß√£o da Apple.¬†Al√©m disso, outros fatores como a¬†queda do n√ļmero de usu√°rios ativos di√°rios no pen√ļltimo trimestre¬†e a ascens√£o do TikTok tamb√©m contribu√≠ram para tal perda de valor.

As outras empresas do gr√°fico:

ūüĒć Alphabet:¬†A controladora do Google, por ser dona do¬†sistema operacional Android,¬†se beneficiou com anunciantes deixando de segmentar an√ļncios para usu√°rios de iOS. Por outro lado, o¬†YouTube¬†pode ter um preju√≠zo de mais de¬†US$ 2 bilh√Ķes neste ano.

ūüĎĽ¬†Snap:¬†Assim como a Meta, a estimativa √© de que a empresa tenha um¬†impacto de cerca de 10% em sua receita de 2022,¬†o equivalente a mais de¬†US$ 500 milh√Ķes.

ūüź¶¬†Twitter:¬†A rede social de Musk ter√° uma¬†perda estimada de mais de US$ 300 milh√Ķes, ou cerca de 5% de sua receita.¬†Por outro lado, o novo dono da rede social¬†j√° defendeu a ideia de adotar um modelo de assinatura, sem an√ļncios.¬†Vamos aguardar para ver como ele vai lidar com isso.

O que pode estar por tr√°s de tudo isso…¬†ūüĎÄ

A Apple pode ter passado a pedir permiss√£o aos usu√°rios sobre o rastreamento de suas atividades n√£o s√≥ por seguran√ßa¬†‚ÄĒ com as novas leis nesse sentido¬†‚ÄĒ ou para afetar seus concorrentes,¬†mas por estar planejando algo maior…¬†

O possível lançamento de sua própria ferramenta de Ads voltada para os dispositivos iOS. Será que Tim Cook tem um plano? risos.

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