O mercado voltando a olhar pro marketing na TV? ūüďļ

Você já deve estar cansado de ouvir que o digital é o novo paraíso para as áreas de marketing das empresas e tem tomado o poder que a TV tinha. E se falássemos que o movimento neste momento, na verdade, é o contrário?

  • A l√≥gica:¬†As marcas buscam estar presentes onde est√° a aten√ß√£o das pessoas, o que fez os investimentos de marketing migrarem de TVs, r√°dio, jornais f√≠sicos e outdoors para o¬†digital¬†‚ÄĒ desde Google at√© TikTok.

Em n√ļmeros‚Ķ¬†Entre fevereiro de 2012 e 2022, houve um¬†queda m√©dia por ano de 1,4% em investimentos na m√≠dia tradicional. Enquanto isso,¬†os investimentos de marketing em geral subiram, em m√©dia, 7,8% por ano.

Mas parece que o jogo virou…¬†

Vamos à parte interessante. Mais recentemente, os profissionais de marketing previram que os gastos em mídia tradicional aumentariam de 1,4% a 2,9% entre agosto e fevereiro.

When worlds collide.¬†As empresas que ganham 100% de suas vendas pela internet est√£o liderando essa subida ‚ÄĒ¬†prevendo um aumento de 11,7% nos gastos com publicidade tradicional nos pr√≥ximos 12 meses.

Qual o motivo disso tudo?

Não dá pra dizer que só há uma causa por trás dessa mudança. Dentre os vários aspectos, alguns deles são:

  • Menor engajamento¬†dos internautas com propagando online ‚ÄĒ ningu√©m mais assiste os tr√™s an√ļncios antes de um v√≠deo no YouTube;
  • Maior confian√ßa¬†do p√ļblico em¬†an√ļncios veiculados em m√≠dias tradicionais, como TV, r√°dio e canais impressos;
  • Menor precis√£o¬†do comportamento do usu√°rio no digital ‚ÄĒ com¬†Google¬†e¬†Apple¬†tomando medidas sobre rastreio da atividade online;
  • Alta dos custos por aquisi√ß√£o¬†m√©dio em ads ‚ÄĒ como plataformas Google e Facebook;
  • Conex√£o da m√≠dia tradicional com o impulso no digital¬†‚ÄĒ como as¬†ativa√ß√Ķes das marcas no BBB, por exemplo.

A ideia por tr√°s, aqui, √©¬†entender a tend√™ncia do mercado e qual √© a dire√ß√£o que ele parece estar caminhando.¬†√Č claro que o digital ainda est√° ‚ÄĒ bastante ‚ÄĒ presente nas estrat√©gias das companhias.

No entanto, depois de uma onda de foco quase que total em estratégias online, as empresas parecem estar voltando a equilibrar seus gastos entre as diversas frentes para impulsionar sua marca e suas vendas.

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