O mercado voltando a olhar pro marketing na TV? 📺

Você já deve estar cansado de ouvir que o digital é o novo paraíso para as áreas de marketing das empresas e tem tomado o poder que a TV tinha. E se falássemos que o movimento neste momento, na verdade, é o contrário?

  • A lógica: As marcas buscam estar presentes onde está a atenção das pessoas, o que fez os investimentos de marketing migrarem de TVs, rádio, jornais físicos e outdoors para o digital — desde Google até TikTok.

Em números… Entre fevereiro de 2012 e 2022, houve um queda média por ano de 1,4% em investimentos na mídia tradicional. Enquanto isso, os investimentos de marketing em geral subiram, em média, 7,8% por ano.

Mas parece que o jogo virou… 

Vamos à parte interessante. Mais recentemente, os profissionais de marketing previram que os gastos em mídia tradicional aumentariam de 1,4% a 2,9% entre agosto e fevereiro.

When worlds collide. As empresas que ganham 100% de suas vendas pela internet estão liderando essa subida — prevendo um aumento de 11,7% nos gastos com publicidade tradicional nos próximos 12 meses.

Qual o motivo disso tudo?

Não dá pra dizer que só há uma causa por trás dessa mudança. Dentre os vários aspectos, alguns deles são:

  • Menor engajamento dos internautas com propagando online — ninguém mais assiste os três anúncios antes de um vídeo no YouTube;
  • Maior confiança do público em anúncios veiculados em mídias tradicionais, como TV, rádio e canais impressos;
  • Menor precisão do comportamento do usuário no digital — com Google e Apple tomando medidas sobre rastreio da atividade online;
  • Alta dos custos por aquisição médio em ads — como plataformas Google e Facebook;
  • Conexão da mídia tradicional com o impulso no digital — como as ativações das marcas no BBB, por exemplo.

A ideia por trás, aqui, é entender a tendência do mercado e qual é a direção que ele parece estar caminhando. É claro que o digital ainda está — bastante — presente nas estratégias das companhias.

No entanto, depois de uma onda de foco quase que total em estratégias online, as empresas parecem estar voltando a equilibrar seus gastos entre as diversas frentes para impulsionar sua marca e suas vendas.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ