Você já deve estar cansado de ouvir que o digital é o novo paraíso para as áreas de marketing das empresas e tem tomado o poder que a TV tinha. E se falássemos que o movimento neste momento, na verdade, é o contrário?
- A lógica: As marcas buscam estar presentes onde está a atenção das pessoas, o que fez os investimentos de marketing migrarem de TVs, rádio, jornais físicos e outdoors para o digital — desde Google até TikTok.
Em números… Entre fevereiro de 2012 e 2022, houve um queda média por ano de 1,4% em investimentos na mídia tradicional. Enquanto isso, os investimentos de marketing em geral subiram, em média, 7,8% por ano.
Mas parece que o jogo virou…
Vamos à parte interessante. Mais recentemente, os profissionais de marketing previram que os gastos em mídia tradicional aumentariam de 1,4% a 2,9% entre agosto e fevereiro.
When worlds collide. As empresas que ganham 100% de suas vendas pela internet estão liderando essa subida — prevendo um aumento de 11,7% nos gastos com publicidade tradicional nos próximos 12 meses.
Qual o motivo disso tudo?
Não dá pra dizer que só há uma causa por trás dessa mudança. Dentre os vários aspectos, alguns deles são:
- Menor engajamento dos internautas com propagando online — ninguém mais assiste os três anúncios antes de um vídeo no YouTube;
- Maior confiança do público em anúncios veiculados em mídias tradicionais, como TV, rádio e canais impressos;
- Menor precisão do comportamento do usuário no digital — com Google e Apple tomando medidas sobre rastreio da atividade online;
- Alta dos custos por aquisição médio em ads — como plataformas Google e Facebook;
- Conexão da mídia tradicional com o impulso no digital — como as ativações das marcas no BBB, por exemplo.
A ideia por trás, aqui, é entender a tendência do mercado e qual é a direção que ele parece estar caminhando. É claro que o digital ainda está — bastante — presente nas estratégias das companhias.
No entanto, depois de uma onda de foco quase que total em estratégias online, as empresas parecem estar voltando a equilibrar seus gastos entre as diversas frentes para impulsionar sua marca e suas vendas.