O tesouro marinho fora dos filmes da Disney é, obviamente, petróleo. Depois de descobrir vastas reservas no mar do Caribe, a Guiana deve registrar um crescimento do PIB de 49,7%.
- Contexto: Desde o início da exploração de petróleo, em 2019, o país vizinho do Brasil tem visto sua economia decolar. Só pra ter ideia, em 2020 — auge da pandemia —, houve um crescimento de 43%.
E agora? Com apenas 800 mil habitantes, a Guiana acabou de receber um cheque de 106 milhões de dólares da pretoleira Exxon Mobil pelos diretos de exploração de um superdepósito de 1 bilhão de barris de petróleo.
- No final de abril, a empresa divulgou a descoberta de três novas reservas de óleo e gás, que devem totalizar 11 bilhões de barris.
Com todos esses bilhões, a Guiana representa a economia que mais deve crescer no mundo. Considerado um dos países mais pobres da América, o governo pretende usar os recursos para melhorar sua infraestrutura.
🇧🇷 Onde o Brasil entra nessa? Dentre os planos da Guiana, está a construção de uma rodovia conectada ao Brasil. Com esse passo, o país pretende se tornar um importante corredor logístico para as exportações brasileiras do Atlântico.
🛩️ Inclusive, hoje, a capital da Guiana receberá a visita de Bolsonaro, para tratar de temas como cooperação econômica, integração energética e novas interconexões de transporte.