Até a OMS está contra dessa vez. O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde afirmou que a política do “COVID zero” adotada pelo governo da China é insustentável.
- Segundo ele, agora que conhecemos mais sobre o vírus, seria importante uma mudança de abordagem pelo governo chinês.
Mas a China não parece concordar… O alerta da OMS acontece no mesmo dia em que Pequim e Xangai endureceram ainda mais as medidas contra o avanço dos casos da doença.
- Só pra ter ideia… Em Xangai, inspetores entraram em residências à força para fazer “desinfecção” do vírus e todas as linhas de metrô foram suspensas. Além disso, moradores voltaram a ser confinados pelas autoridades.
Essas medidas causaram indignação da população local, que se manifestou batendo panelas pelas janelas — pelo visto, a manifestação nas varandas é universal. risos.
Sem voltar atrás, os especialistas da OMS afirmaram que as duras restrições impostas pela China foram importantes para que o país mantivesse as mortes sob controle. Porém, agora, destacam que é preciso se adaptar às circunstâncias.
Zoom Out: Além da população chinesa, os lockdowns estão impactando empresas globais. A Apple, por exemplo, alertou que problemas na cadeia de suprimentos podem afetar suas vendas em até US$ 8 bilhões neste trimestre.