Governo vai zerar tributos sobre 7 categorias de importados

A inflação não sai de pauta. O governo federal vai zerar a alíquota do imposto de importação de sete categorias de produtos alimentícios. O objetivo da medida é conter o avanço da inflação no país.

  • Mas isso resolve? Segundo o Ministério da Economia, essas medidas não revertem a inflação, mas, com a maior possibilidade de importação, os empresários pensam duas vezes antes de aumentar o preço do produto.

Pra quem não entendeu a foto da matéria… Dentre os produtos que tiveram sua tarifa de importação reduzidas a zero, temos a carne de boi, carne de frango, trigo e farinha de trigo, milho em grão, bolachas e biscoitos.

Segundo o Ministério da Economia, o impacto dessa renúncia tributária pode chegar a R$ 700 milhões até o final do ano, porém, por se tratar de um imposto regulatório, não há necessidade de compensação fiscal.

Como assim, dênius? O motivo por trás do imposto não é a arrecadação, mas sim a regulação do mercado  proteger e estimular a produção interna. Por esse motivo, a perda não precisa ser compensada com outras fontes de receita.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ