O ano de recorde de overdose

No ano passado, as mortes por overdose nos Estados Unidos atingiram um novo recorde: mais de 107 mil pessoas faleceram por causa do excesso de drogas.

  • Para se ter uma noção, só nos EUA, uma vida foi perdida por overdose a cada cinco minutos.

❄️ O número é 15% maior que o registrado em 2020. No Alasca, o aumento em relação ao ano passado foi de 75,3%, enquanto, no Havaí, houve queda de 2%. 

Na verdade… As mortes por overdose nos EUA vêm crescendo nas últimas décadas. A alta começou nos anos 1990, com óbitos envolvendo o consumo de analgésicos produzidos a partir de opioides — analgésicos e sedativos potentes.

A indústria desses medicamentos, usados para uma função paralela, está preocupando até mesmo o Brasil. Segundo a Anvisa, em seis anos, a venda prescrita de analgésicos à base de ópio cresceu 465%.

  • O fator pandêmico… A pandemia piorou o problema nos EUA, já que, além da válvula de escape em meio às restrições, o isolamento dificultou o tratamento dos usuários.

Zoom Out: O governo Biden enviou, no mês passado, sua primeira estratégia nacional de controle de drogas ao Congresso. A ideia é promover estratégias de redução de danos, tratamentos baseados em evidências e reprimir o tráfico de drogas.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ