Podcasts. Estava escutando o seu podcast favorito a caminho do trabalho e, do nada, foi surpreendido por uma publicidade? Isso vai ficar cada vez mais comum.
- Há alguns anos, projetou-se que a receita de anúncios de podcast ultrapassaria a marca de US$ 1 bilhão nos EUA até 2021 — e não é que aconteceu?
No ano passado, os podcasts americanos conseguiram faturar mais de US$ 1 bilhão com anúncios — ano a ano, o aumento da receita foi de 72%, tendo crescido 2x mais que a receita total de anúncios na Internet em 2021.
“Quem gosta de anunciar sem imagem?” Muita gente. Os setores que mais investiram no formato são os serviços financeiros, varejistas e empresas de entretenimento.
- Mas, agora, setores variados estão começando a apostar em anúncios de podcast. Prova é que, no ano passado, quase 1/3 da receita veio da categoria “outras”.
O que mais funciona no formato…
- Gênero que mais atraiu anúncios: notícias;
- Em que momento do podcast são mais populares: no meio;
- Voz do robô ou do host: os lidos pelo apresentador atraíram mais anúncios.
Zoom Out: O dinheiro vai onde a atenção está. Segundo a Deezer, o número de ouvintes de podcasts cresceu 24% em 2021. Além disso, há também a percepção da saturação e encarecimento do Facebook e Google Ads, fazendo com que as empresas busquem outras opções.