É uma outra bolha da tecnologia?

Segunda temporada. As ações de tecnologia estão despencando, em taxas de queda comparáveis somente com à bolha ponto-com e a crise de 2008.

  • A “bolha ponto-com” aconteceu de 2000 a 2002, quando ações de empresa de tecnologia caíram feio depois que o entusiasmo com os grandes sites passou. 

Na época, o índice de tecnologia NASDAQ perdeu 4,6 trilhões de dólares em valor de mercado. A queda atual já ultrapassa os 7,5 trilhões.

  • Nessa comparação, no entanto, é importante colocar nos cálculos a inflação e a comparação de que, na época, havia menos dinheiro em circulação. 

De qualquer forma, os momentos são semelhantes: Em ambos os casos, as ações de tecnologia atingiram níveis especulativos, impulsionadas pelo dinheiro fácil.

Na época, mais de 500 empresas quebraram, mas muitas sobreviveram — e continuam valendo bilhões —, como Microsoft, Amazon e eBay.

Olhando com otimismo… Como a transformação digital ainda está em uma fase inicial, as ações ainda podem se recuperar nos próximos anos.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ

ECONOMIA

E vamos de leilão…

Muitos bilhões em jogo. Nessa quinta-feira, a Aneel vai leiloar 13 lotes de linhas de transmissão de energia, que podem arrecadar