Os tijolinhos mais famosos do mundo ūüßĪ

915.104.765.¬†Esse √© o¬†n√ļmero de combina√ß√Ķes diferentes¬†que voc√™ pode fazer com apenas 6 pecinhas de LEGO, daquelas tradicionais de 2×4. Um verdadeiro mar de possibilidades para deixar a criatividade aflorar.

  • Se pararmos pra pensar,¬†boa parte do trabalho da empresa consiste em¬†encontrar as melhores combina√ß√Ķes para agradar o m√°ximo de crian√ßas,¬†de forma a vender mais e aumentar seu lucro.¬†E combina√ß√Ķes n√£o faltam. risos.

Hoje, vamos falar do¬†Grupo LEGO, respons√°vel por um dos brinquedos mais ic√īnicos j√° inventados na hist√≥ria,¬†que marcou diversas gera√ß√Ķes e¬†est√° completando 90 anos de exist√™ncia neste ano.

Os √ļltimos dois anos, em espec√≠fico, foram incr√≠veis para o neg√≥cio,¬†muito por conta das pessoas terem ficado¬†isoladas em suas casas.¬†Sua receita do ano passado foi 50% maior do que em 2019¬†‚ÄĒ¬†parece at√© crescimento de startup,¬†mas √© uma fabricante de brinquedos.¬†Veja no gr√°fico:

Os n√ļmeros podem impressionar ūüė≤

Nas √ļltimas duas d√©cadas, a receita da companhia¬†cresceu mais de 8 vezes,¬†chegando a quase¬†7,5 bilh√Ķes de euros em 2021.

Mas não foi tão simples assim. A empresa enfrentou uma série de desafios ao longo de sua jornada para alcançar tais resultados.

Tudo come√ßou em 1932‚Ķ ūüĎī

Quando o dinamarqu√™s¬†Ole Kirk Christiansen¬†criou a empresa e, dois anos depois,¬†juntou as palavras dinamarquesas Leg Godt, que significam¬†‚Äúbrincar bem‚ÄĚ,¬†criando o nome LEGO.¬†Dessa voc√™ n√£o sabia, n√©?

Outra coisa que talvez você também não saiba é que a empresa começou produzindo brinquedos de alta qualidade feitos de madeira.

Da madeira ao pl√°stico ūü™Ķ

Nos anos 40, com a¬†Segunda Guerra Mundial,¬†muitos produtos de manufatura tradicionais ‚ÄĒ como a madeira ‚ÄĒ¬†n√£o estavam mais dispon√≠veis,¬†o que obrigou muitos fabricantes a¬†encontrarem alternativas mais baratas.

Foi dessa m√°quina ‚ÄĒ¬†que derrete pl√°stico e o coloca em moldes¬†‚ÄĒ que surgiram seus primeiro tijolinhos de pl√°stico:¬†um produto chamado ‚ÄúAutomatic Binding Brick‚ÄĚ,¬†bem parecido com o que conhecemos hoje.

Com o passar dos anos, o produto foi melhorando e¬†se tornando cada vez mais expressivo dentro do portf√≥lio de produtos da empresa.¬†T√£o expressivo, que, em 1953,¬†seu nome mudou para LEGO¬†‚ÄĒ o nome da companhia ‚ÄĒ e seguiu sendo aprimorado.

1958: Morre Ole Kirk Christiansen ūü™¶

E empresa passou a ser tocada pelo seu filho Godtfred. Nesse mesmo ano, eles encontraram o design ideal, que permitia que as peças ficassem encaixadas e não desmontassem com um simples peteleco, e registraram a patente.

  • Esse design √© o mesmo at√© hoje.¬†Isso quer dizer que uma pe√ßa fabricada h√° 60 anos¬†se encaixa perfeitamente em uma que foi feita em 2022.

Pouco tempo depois, a LEGO sofreu um incêndio que queimou todo o seu estoque de brinquedos de madeira. Com isso, a empresa decidiu abandonar o material e seguir apenas com o plástico.

Nos anos seguintes, seguiu crescendo e testando coisas novas. Lançou seus primeiros manuais de construção, a primeira Legoland, suas Minifigures (os bonequinhos de lego) e muito mais.

Surgem novos problemas ūüėĶ‚Äćūüíę

Em 1980,¬†a √ļltima das patentes principais da companhia expirou, dando fim a um grande per√≠odo de monop√≥lio dos famosos blocos de montar.¬†A LEGO seria testada como empresa, e n√£o apenas como produto.

  • Com isso, passados alguns anos,¬†qualquer um podia criar seus pr√≥prios blocos de montar.¬†Foi o que fizeram empresas como¬†Oxford Bricks e MEGA Blocks,¬†que foi at√© processada pela LEGO,¬†sem sucesso.

Nos anos 90,¬†a companhia decidiu come√ßar a¬†lan√ßar e¬†testar diversos produtos.¬†Entre 1994 e 1998,¬†triplicaram o n√ļmero de brinquedos produzidos.

Alguns sucessos e muitos fracassos depois‚Ķ ūüöÄ

Mesmo diante desse cen√°rio conturbado, desde a sua funda√ß√£o, em 1932, at√© 1998,¬†a empresa nunca havia dado preju√≠zo.¬†Mas a situa√ß√£o n√£o estava boa.¬†Em 2003,¬†a companhia estava com US$ 800 milh√Ķes em d√≠vidas,¬†com as vendas despencando.

Era preciso mudar.¬†De l√° pra c√°, eles passaram a¬†ouvir mais seus clientes,¬†lan√ßaram¬†filmes,¬†jogos,¬†novos produtos,¬†constru√≠ram novos parques tem√°ticos¬†Legolands,¬†abriram mais¬†lojas interativas¬†e at√© come√ßaram um¬†canal no YouTube¬†‚ÄĒ que j√° conta com¬†quase 20 bilh√Ķes de visualiza√ß√Ķes.

Outro ponto que contribuiu muito na recupera√ß√£o da empresa foi o¬†licenciamento¬†de¬†outras marcas, como os¬†LEGOs Star Wars, Marvel, Harry Potter, Super Mario, Disney e Batman¬†‚ÄĒ¬†seja para fazer brinquedos ou filmes. Isso foi mais um boost para a¬†LEGO¬†reverter o cen√°rio e alcan√ßar os resultados expressivos de hoje.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

um MBA em forma de e-mail

sua dose de conte√ļdo sobre os assuntos mais relevantes do mundo dos neg√≥cios. an√°lises n√ļmeros e insights.

INDICADOS PARA VOCÊ