915.104.765. Esse é o número de combinações diferentes que você pode fazer com apenas 6 pecinhas de LEGO, daquelas tradicionais de 2×4. Um verdadeiro mar de possibilidades para deixar a criatividade aflorar.
- Se pararmos pra pensar, boa parte do trabalho da empresa consiste em encontrar as melhores combinações para agradar o máximo de crianças, de forma a vender mais e aumentar seu lucro. E combinações não faltam. risos.
Hoje, vamos falar do Grupo LEGO, responsável por um dos brinquedos mais icônicos já inventados na história, que marcou diversas gerações e está completando 90 anos de existência neste ano.
Os últimos dois anos, em específico, foram incríveis para o negócio, muito por conta das pessoas terem ficado isoladas em suas casas. Sua receita do ano passado foi 50% maior do que em 2019 — parece até crescimento de startup, mas é uma fabricante de brinquedos. Veja no gráfico:
Os números podem impressionar 😲
Nas últimas duas décadas, a receita da companhia cresceu mais de 8 vezes, chegando a quase 7,5 bilhões de euros em 2021.
Mas não foi tão simples assim. A empresa enfrentou uma série de desafios ao longo de sua jornada para alcançar tais resultados.
Tudo começou em 1932… 👴
Quando o dinamarquês Ole Kirk Christiansen criou a empresa e, dois anos depois, juntou as palavras dinamarquesas Leg Godt, que significam “brincar bem”, criando o nome LEGO. Dessa você não sabia, né?
Outra coisa que talvez você também não saiba é que a empresa começou produzindo brinquedos de alta qualidade feitos de madeira.
Da madeira ao plástico 🪵
Nos anos 40, com a Segunda Guerra Mundial, muitos produtos de manufatura tradicionais — como a madeira — não estavam mais disponíveis, o que obrigou muitos fabricantes a encontrarem alternativas mais baratas.
- Em 1946, Christiansen comprou a primeira máquina de moldagem por injeção de plástico da Dinamarca e começou a experimentá-la para seus brinquedos.
Foi dessa máquina — que derrete plástico e o coloca em moldes — que surgiram seus primeiro tijolinhos de plástico: um produto chamado “Automatic Binding Brick”, bem parecido com o que conhecemos hoje.
Com o passar dos anos, o produto foi melhorando e se tornando cada vez mais expressivo dentro do portfólio de produtos da empresa. Tão expressivo, que, em 1953, seu nome mudou para LEGO — o nome da companhia — e seguiu sendo aprimorado.
1958: Morre Ole Kirk Christiansen 🪦
E empresa passou a ser tocada pelo seu filho Godtfred. Nesse mesmo ano, eles encontraram o design ideal, que permitia que as peças ficassem encaixadas e não desmontassem com um simples peteleco, e registraram a patente.
- Esse design é o mesmo até hoje. Isso quer dizer que uma peça fabricada há 60 anos se encaixa perfeitamente em uma que foi feita em 2022.
Pouco tempo depois, a LEGO sofreu um incêndio que queimou todo o seu estoque de brinquedos de madeira. Com isso, a empresa decidiu abandonar o material e seguir apenas com o plástico.
Nos anos seguintes, seguiu crescendo e testando coisas novas. Lançou seus primeiros manuais de construção, a primeira Legoland, suas Minifigures (os bonequinhos de lego) e muito mais.
Surgem novos problemas 😵💫
Em 1980, a última das patentes principais da companhia expirou, dando fim a um grande período de monopólio dos famosos blocos de montar. A LEGO seria testada como empresa, e não apenas como produto.
- Com isso, passados alguns anos, qualquer um podia criar seus próprios blocos de montar. Foi o que fizeram empresas como Oxford Bricks e MEGA Blocks, que foi até processada pela LEGO, sem sucesso.
Nos anos 90, a companhia decidiu começar a lançar e testar diversos produtos. Entre 1994 e 1998, triplicaram o número de brinquedos produzidos.
Alguns sucessos e muitos fracassos depois… 🚀
Mesmo diante desse cenário conturbado, desde a sua fundação, em 1932, até 1998, a empresa nunca havia dado prejuízo. Mas a situação não estava boa. Em 2003, a companhia estava com US$ 800 milhões em dívidas, com as vendas despencando.
Era preciso mudar. De lá pra cá, eles passaram a ouvir mais seus clientes, lançaram filmes, jogos, novos produtos, construíram novos parques temáticos Legolands, abriram mais lojas interativas e até começaram um canal no YouTube — que já conta com quase 20 bilhões de visualizações.
Outro ponto que contribuiu muito na recuperação da empresa foi o licenciamento de outras marcas, como os LEGOs Star Wars, Marvel, Harry Potter, Super Mario, Disney e Batman — seja para fazer brinquedos ou filmes. Isso foi mais um boost para a LEGO reverter o cenário e alcançar os resultados expressivos de hoje.