Inflação do Reino Unido tem maior alta em 40 anos

A terra da vovó Beth também sofre com a alta dos preços. A inflação no Reino Unido chegou a 9% em abril, atingindo seu patamar mais alto em 40 anos e o maior nível entre os países do G7.

  • A taxa de inflação dos preços ao consumidor é o dobro da que o Banco da Inglaterra esperava há apenas seis meses.

A alta das contas de energia deu a maior contribuição para o resultado da inflação, refletindo o aumento das tarifas regulamentadas no mês passado. Pelos efeitos da guerra, os boletos devem saltar ainda mais.

E não é igual pra todo mundo. O aumento nos preços de energia resultou em uma taxa de inflação muito mais alta para as famílias mais pobres, que gastam uma proporção maior de sua renda em gás e eletricidade.

O ministro das Finanças está sendo pressionado para intensificar a ajuda às classes mais baixas e aos aposentados, que veem os preços subirem muito mais depressa que seus rendimentos.

Zoom Out: Esse é o pior surto de estagflação — crescimento fraco da economia mais alta da inflação — sofrido pelo país na história, sendo parte de um fenômeno global. No Reino Unido, na Turquia, nos EUA e no Brasil, tudo a mesma coisa. 

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ

ECONOMIA

E vamos de leilão…

Muitos bilhões em jogo. Nessa quinta-feira, a Aneel vai leiloar 13 lotes de linhas de transmissão de energia, que podem arrecadar