As melhores bizcities da África

Muitas vezes, no senso comum, vemos o estereótipo de que a África não está conectada à inovação e ao mundo de negócios — mas saiba que o bizness está em todo lugar.

Apesar de ser, na média, o continente menos desenvolvido, há cidades africanas muito boas para fazer negócios, e as top #08 estão aí.

Na análise, foram levados em consideração quatro critérios principais:

  • Economia — força econômica e o nível de desenvolvimento;
  • Sociedade — desenvolvimento populacional, educação e padrão de vida;
  • Ambiente de Negócios — infraestrutura e logística;
  • Carisma — turismo, cultura e meio ambiente.

Agora, quando falamos especificamente em startups, o cenário muda um pouco… Veja esse outro ranking:

Lagos sobe para a primeira posição. A região tem se destacado como um centro de tecnologia, avançando rapidamente para uma economia de 24 horas.

Já o cenário inovador em Nairóbi, #2 no ranking, é estimulado pelas sedes africanas de grandes empresas ​​globais como Cisco, IBM, Coca-Cola e Google — muito por conta de ser um polo turístico e financeiro.

  • Além disso, há grandes empresas locais e é lá que fica uma das maiores bolsas de valores africanas, o que torna a cidade um terreno fértil para os investidores.

Cidade do Cabo e Joanesburgo, por sua vez, ainda se dão bem com a posição econômica da África do Sul, que liderou o continente em termos de PIB por décadas.

Pra se ter uma ideia, oito das dez empresas africanas mais bem avaliadas estavam localizadas na África do Sul. Clique se quiser aprofundar.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

um MBA em forma de e-mail

sua dose de conteúdo sobre os assuntos mais relevantes do mundo dos negócios. análises números e insights.

INDICADOS PARA VOCÊ