Unicórnios sofrendo. A Y Combinator — uma das maiores aceleradores de startups do mundo — enviou à sua base de empresas uma lista de conselhos para sobreviver à virada do mercado.
- A recomendação principal é se preparar para cortar custos e chegar ao estágio em que não se precisa mais levantar capital.
Além disso, outro conselho dado foi se lembrar de que os concorrentes podem não fazer um bom planejamento, continuando a manter muito caixa. Oportunidade?
Para quem está perdido…
Recentemente, empresas de tecnologia se viram diante de uma mudança nos mercado — menos suscetível a riscos e um contexto de juros altos, prejudicando as estratégias de crescimento.
- No Brasil, startups como QuintoAndar, Loft e Facily também foram na mesma linha, anunciando demissões e ajustando suas rotas com o novo cenário.
Outro exemplo relevante 🏢
A Klarna, a maior startup da Europa, comunicou a demissão de 10% de sua força de trabalho, pouco depois de anunciar que diminuiria seu valor de mercado para levantar mais capital. O novo valuation pode cair de US$ 45,6 bi para US$ 30 bi.