Martin Eberhard e Marc Tarpenning. Muito provavelmente você nunca ouviu esses dois nomes. Mas você com certeza conhece a Tesla, empresa fundada por eles.
A Tesla foi criada em 2003, um ano antes de Musk liderar sua rodada Series A, quando investiu quase US$ 6,5 milhões na empresa. Com isso, virou sócio do negócio, tornando-se presidente Conselho de Administração.
Quando Musk chegou, a empresa ainda não tinha funcionários, propriedades intelectuais, projetos ou protótipos. Nem a propriedade de seu próprio nome — que na época era Tesla Motors — a companhia tinha. (Hoje o nome é Tesla Inc.).
- Ela só existia no papel. Era um plano de negócios para comercializar o carro elétrico TZero, de uma empresa chamada AC Propulsion.
A empresa permaneceu às sombras até 2006, quando revelou o Roadster. Em 2007, Eberhard, que era o CEO, foi demitido por unanimidade pelo conselho. Pouco tempo depois, Musk foi nomeado para o cargo — ocupado por ele até hoje.
- Assim, embora Musk e JB Straubel — que foi o diretor de tecnologia da empresa por muitos anos — não tenham criado a Tesla, eles podem ser considerados fundadores.
Um co-fundador não necessariamente criou um negócio. Ele pode ter entrado ainda no início, tendo ajudado na estruturação e consolidação da empresa. Vai muito além de abrir um CNPJ. risos.
Até porque, embora Musk não tenha sido o criador da Tesla, foi a grande mente por trás do sucesso da companhia, que tornou-se a montadora mais valiosa do mundo e a primeira a atingir um valor de mercado de US$ 1 trilhão.
Uma resposta com pimenta… 
Durante uma entrevista no TED, neste ano, Musk foi questionado por um fã sobre o que ele mudaria se pudesse voltar no tempo. Ele respondeu que sua pior decisão foi não ter iniciado a Tesla apenas com JB Straubel (CTO).
É claro que não dá pra mudar o que já aconteceu. Mas fica aqui o questionamento: Será que a Tesla seria muito diferente se Musk e Straubel tivessem sido seus únicos fundadores? Jamais saberemos. risos.
Para aprofundar… Aqui vai uma entrevista com Martin Eberhard e Marc Tarpenning, contando os bastidores do início da Tesla.