IBGE divulga dados sobre sexualidade no país pela primeira vez

Pesquisa inédita. Segundo o IBGE, em um levantamento nunca antes feito pelo instituto, ao menos 2,9 milhões de brasileiros maiores de 18 anos se declaram homossexuais ou bissexuais. O número equivale a 1,8% da população adulta do país. 

Os dados:

  • 94,8% se afirmaram heterossexuais;
  • 1,2% disseram ser homossexuais;
  • 0,7% bissexuais;

Além disso, 0,1% mencionaram outra orientação sexual, 1,1% não sabiam responder e 2,3% não quiseram identificar por qual gênero ou sexo se sentiam atraídos. Essa é a primeira vez que a entidade avalia esse aspecto em consultas domiciliares.

Ainda segundo o levantamento, a população de homossexuais ou bissexuais é maior entre os mais jovens (4,8%) que têm nível superior (3,2%) e maior renda (3,5%). O Sudeste registra o maior percentual, 2,1%, enquanto o Nordeste tem o menor, 1,5%.

  • Apontando o preconceito por parte da sociedade, o instituto ressalta que a pesquisa não mostra quantos homossexuais ou bissexuais existem no Brasil, mas sim quantos se sentiram confortáveis para se autoidentificar como tal. 

Zoom Out: O resultado brasileiro foi próximo ao de outros países. Na Colômbia, 1,2% da população se autodeclara homossexual ou bissexual; no Chile, o percentual é de 1,8% e nos Estados Unidos, de 2,9%. 🌎

COMPARTILHE

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ

BIZNESS

“Crédito ou Débito?”

(Imagem: Giphy | Reprodução) Crédito. Essa parece ser a resposta preferida dos americanos. O inimigo das finanças pessoais está de