O novo assunto do momento dos EUA

What’s next? Depois do segundo tiroteio em escola mais mortal da história dos Estados Unidos na terça-feira, só se fala em uma possível reforma de armas e no lobby de armas na terra do Tio Sam.

  • Antes de mais nada, o que é o lobby… Nada mais é que pressões sobre políticos e poderes públicos para exercer alguma influência, chegando ao objetivo pretendido. 

Oficialmente, são gastos US$ 3 milhões por ano para fazer lobby favorável às armas. O número real aparenta ser bem maior, já que o orçamento da Associação Nacional de Armas ronda os US$ 250 milhões — grande parte direto para as campanhas congressistas.

  • Joe Biden, ontem, disse que o lobby precisa acabar. Assim como ele, outros democratas trouxeram questionamentos sobre a legislação sobre armas no país.

Enquanto isso, a oposição puxa — até em números — a corda para o outro lado, fazendo com que as pautas de endurecimento das regras não avancem. A justificativa favorável principal é a de proteção individual contra crimes. 

Números relevantes 🔢

🎒Só em 2022, já foram registrados pelo menos 40 tiroteios em escolas de ensino básico nos Estados Unidos. 

🔫 Os EUA são o país com mais armas em posse de civis. Para cada 100 pessoas, há 120 armas.

😔 Em 2020, 45.222 pessoas morreram por causa de ferimentos com armas. Desse número, mais da metade foram casos de suicídio. 

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ

ECONOMIA

E vamos de leilão…

Muitos bilhões em jogo. Nessa quinta-feira, a Aneel vai leiloar 13 lotes de linhas de transmissão de energia, que podem arrecadar