Planos de saúde têm aumento histórico

Vai doer no bolso. A ANS aprovou o reajuste máximo, de 15,5%, dos planos de saúde individuais e familiares. Trata-se do maior aumento já aprovado pela agência, criada em 2000.

  • As operadoras dos planos de saúde poderão aplicar o índice em mensalidades cobradas entre maio de 2022 a abril de 2023.

Não envolvendo planos coletivos, a decisão vale para contratos individuais e familiares firmados a partir de 1999. Ao todo, são aproximadamente 8 milhões de beneficiários.

Contexto: O aumento ocorreu um após a agência ter aprovado um reajuste negativo. Em razão do isolamento social, houve uma queda na demanda por serviços de saúde as operadoras foram obrigados a reduzir as mensalidades em pelo menos 8%.

Pode parecer estranho, mas essa diminuição no período pandêmico tem explicação: com o isolamento, menos pessoas iam ao hospital realizar consultas, exames e cirurgias, resultando em uma queda de 17% desses procedimentos.

Já em 2021, para justificar o aumento, a ANS citou a retomada da utilização dos serviços de saúde combinada à forte inflação. Pode ser um bom momento para as novas empresas de gestão de saúde crescerem como alternativa.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ

STORIES

Partilhar

Que amor tão grande Tem que ser vivido a todo instante A cada hora que eu tô longe é um

STORIES

Sentimento feliz

A Ana e o Bruno se conheceram na Alemanha. Ele estava no país pelo Ciências sem Fronteiras, enquanto ela tinha ido cursar toda a

CHAMPS

Do jeito que o povo gosta

A primeira perna de quase todos os confrontos das oitavas de final da Copa do Brasil aconteceram ontem e anteontem, com jogos bem

CHAMPS

Na corda bamba

Não está nada fácil. A seleção brasileira de vôlei masculino está passando por uma fase de altos e baixos. Se a expectativa

CHAMPS

A melhor etapa do ano

Após ficar de fora por dois anos do circuito mundial da WSL, o Brasil voltou a ser palco de uma etapa do

CHAMPS

Isolou?

A grande treta do ano na Fórmula 1 é o porpoising, que, em bom português, são aquelas quicadas que os monopostos dão