Como a Barilla transformou o tempo de cozinhar macarrão em marketing

Se você já cozinhou macarrão — aquele miojo de madrugada também conta — alguma vez na vida, deve saber que não é tão difícil saber por quanto tempo deixar o macarrão cozinhando.

  • Toda marca coloca na embalagem do produto o tempo ideal de cozimento — mesmo que muitos por aí não acertem o ponto ideal… risos.

A Barilla decidiu mudar um pouco a lógica: Em vez de fazer seus clientes olharem a embalagem e marcar o tempo no relógio, ela pensou fora da caixa e inovou.

A marca criou uma playlist no Spotify para cada tipo de macarrão, com o tempo exato de cozimento de cada um deles.

  • Vai fazer um spaghetti? Basta entrar na Mixtape Spaghetti e dar o play. Assim que acabarem as músicas selecionadas por eles, pode tirar sua panela do fogão.

E assim funciona para qualquer tipo de massa da marca. Penne? É só colocar a Best Song Penne para tocar. Linguine? Só jogar a Mood Day Linguine na caixa de som.

A marca identificou dois fatores no uso dos seus produtos pelos clientes:

  1. Dor: Quem nunca esqueceu a panela no fogão e deixou o macarrão passar do ponto?
  2. Comportamento: Quem nunca colocou uma música enquanto cozinhava?

Resultado? 📊

Com somente o custo de, literalmente, criar um perfil no Spotify e o tempo de selecionar as poucas músicas para cada playlist, a sacada de marketing trouxe um baita resultado…

A campanha também foi parar no TikTok, contando com mais de 2 milhões de visualizações no app da Gen Z.

Já são 340 mil seguidores no Spotify e mais de 150 matérias publicadas na imprensa — e, agora, a mais especial delas. risos.

Pra pensar… Como você pode transformar uma dor do seu bizness em uma oportunidade de: i) melhorar a experiência do seu cliente e ii) fazer marketing.

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