Como gerar o senso de liderança e protagonismo no seu time?

Esse é um grande e comum desafio dentro das organizações. Hoje, vamos analisar uma empresa que tenta solucionar essa dor.

Escola E3 busca desenvolver pessoas, carreiras e gerar resultados para empresas por meio de programas e processos voltados para a Educação Executiva.

Em 2019, o founder, Alê Prates, que já palestrava para executivos desde 2012, viu sua agenda lotada.

  • Foi quando idealizou o produto Educador Executivo, uma formação de pessoas para darem palestras, mentorias e workshops.

Assim, ele passava a sua metodologia, formando uma maior mão de obra para fornecer esses treinamentos personalizados às empresas.

Aí veio a tal da pandemia… A demanda de eventos e treinamentos presenciais caiu quase a zero. Como continuar atendendo às empresas da melhor forma?

Foi aí que surgiu a E3 Flix, com a ideia de ser a Netflix da educação corporativa, possibilitando a qualquer empresa ter uma universidade para capacitar todos os seus colaboradores.

A ideia é, de maneira automatizada, melhorar as skills de liderança dos gestores e criar essa cultura em toda a base de funcionários, melhorando a produtividade e engajamento do time.

Para isso, a empresa chegou em um modelo B2B, no qual cobra por número de usuários, ou seja, de colaboradores que têm acesso à plataforma.

Com isso, hoje, a empresa tem i) imersões com os Educadores Executivos e ii) a E3 Flix.

  1. Imersões com Educadores: acompanhamento mais próximo e personalizado;
  2. E3 Flix: plataforma com o conteúdo, que permite o líder acompanhar o progresso de sua equipe — mais generalizado.

Vamos à nossa análise 🔮

A Escola E3 está em um mercado gigantesco, mas que também conta com grandes players que já trazem nome e maior awareness no mercado — como Conquer e G4 Educação.

  • Mesmo que grande parte dos concorrentes foquem no B2C, colocar o nome da E3 entre as principais players pode exigir uma longa caminhada.

A empresa teve um crescimento considerável no número de clientes — 100% no período de um ano. Além disso, a média de usuários por cliente é bastante positiva.

Hoje, os 40 clientes representam 120K usuários. Isso significa uma média de 3K usuários por cliente.

No entanto, em 2021 essa média era de 4,5K. Manter esse número pode ser um desafio a médio prazo, já que representa uma queda no retorno a cada venda, considerando que o preço cobrado é por usuário.

De qualquer maneira, a estrutura da Escola E3 parece complementar às empresas — por incentivar o espírito de liderança e protagonismo a toda a equipe.

Para continuar crescendo, um dos segredos está em conseguir mostrar esse valor aos tomadores de decisão das possíveis empresas-clientes.

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