A arte de escutar

O que as pessoas mais desejam é alguém que as escute de maneira calma e tranquila. Em silêncio. Sem dar conselhos. Sem que digam: “Se eu fosse você”. A gente ama não é a pessoa que fala bonito. É a pessoa que escuta bonito. A fala só é bonita quando ela nasce de uma longa e silenciosa escuta. É na escuta que o amor começa. E é na não-escuta que ele termina. Não aprendi isso nos livros. Aprendi prestando atenção.

Rubem Alves foi um psicanalista, teólogo e escritor brasileiro. Com seu jeito doce e sutil de usar as palavras, ele ficou conhecido por trazer muitos momentos de reflexão e sabedoria em seus textos.

  • O trecho citado faz parte do livro “O amor que acende a Lua” — coletânea de crônicas do autor que falam, basicamente, sobre o amor.

Como o próprio já dizia, é comum ver a divulgação de cursos de oratória, mas ninguém nunca frequentou uma aula de escutatória. Na prática, todo mundo quer falar bonito, mas ninguém quer aprender a escutar.

Quantas vezes você já tentou falar com alguém e sentiu como se estivesse falando sozinho? E quantas vezes um amigo já tentou te fazer um desabafo e você logo o interrompeu para falar dos seus problemas?

A verdade é que quase sempre misturamos o que o outro diz com aquilo que temos a dizer e acabamos impondo nossas próprias crenças e palpites na realidade de outra pessoa.

  • Aconselhar é necessário, mas quando o objetivo da conversa é se afirmar — e não compreender —, você dificilmente ajudará quem está do seu lado.

Antes de se matricular em um curso de oratória, aprenda que a arte de amar e ouvir estão intimamente ligadas e que, muitas vezes, a beleza não está na fala, mas sim na escuta.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

contamos e escrevemos amor

histórias que emocionam. não tão longas quanto um romance, mas suficientes para te fazer sentir.

INDICADOS PARA VOCÊ

STORIES

Partilhar

Que amor tão grande Tem que ser vivido a todo instante A cada hora que eu tô longe é um

STORIES

Sentimento feliz

A Ana e o Bruno se conheceram na Alemanha. Ele estava no país pelo Ciências sem Fronteiras, enquanto ela tinha ido cursar toda a

STORIES

Mar Português

Ó mar salgado, quanto do teu sal São lágrimas de Portugal! Por te cruzarmos, quantas mães choraram, Quantos filhos em

STORIES

Amor despenhadeiro

Iniciando a nossa história com um clichê bem adolescente, Lisa e Matheus se conheceram na sala de espera do cursinho de inglês. Ela conta

STORIES

Dia dos Namorados

Chegou o dia mais romântico do ano. As vitrines estão repletas de corações, os restaurantes cheios de pétalas de rosas e

STORIES

O amor é simples

A Bruna e o Breno se conheceram no início do ano passado. Seguindo o padrão dos romances do século 21, em vez de chegar