A América além da America. Nesta semana, está rolando a Cúpula das Américas de 2022, que começou com polêmica, já que alguns convites “não chegaram”.
- Os Estados Unidos deixaram de fora países como Venezuela, Cuba e Nicarágua, sob a justificativa de estarem sob governos autoritários.
Como resposta, o presidente do México desprezou o convite, avisando que não iria. Pela primeira vez, o governo dos EUA teve que ir aos países convencê-los a participar.
- O líder argentino, Alberto Fernández, também pediu mais unidade na região, lamentando a ausência de vários países americanos.
Bolsonaro vai? Sim, senhor. Esse será o primeiro encontro do presidente brasileiro com Biden. O aperto de mãos entre os dois — que acontecerá em Los Angeles — deve ter como pauta o meio ambiente e a agenda econômica.
A relevância… Os EUA sempre tiveram grande influência na América, mas isso está enfraquecido. Joe Biden quer alavancar acordos comerciais com os países da região, sobretudo em torno da recuperação econômica depois da COVID-19.
👀 Um dos destaques de ontem foi o anúncio dos EUA de que empresas investirão US$ 10 bi na América Central, acreditando que isso vá ajudar a diminuir a imigração.