Combustíveis, PEC e ICMS: para você entender de vez ⛽

Só se fala disso. A alta dos combustíveis está fazendo com que o governo tente mexer seus pauzinhos para amenizar a questão, e a pauta está tomando conta do país. 

  • Como o governo pretende fazer isso? O principal meio seria uma PEC que zeraria o ICMS de combustíveis. 

Explicando: O ICMS é um dos impostos que incidem sobre os combustíveis. Se eles zeram, naturalmente, o preço final diminui — pelo menos no curto prazo.

Para se ter uma noção, se os projetos envolvidos fossem aprovados integralmente, o preço médio da gasolina poderia cair de R$ 7,25 para R$ 5,36. Considerável, né?

As críticas… Economistas dizem que essa decisão pode só postergar o problema para o ano que vem, depois das eleições. A opinião é de que, por conta da renúncia fiscal, o preço venha mais tarde — naquela máxima de “a conta sempre chega”.

Zoom Out: Temendo um possível aumento de preços mesmo com a diminuição de impostos, Bolsonaro pediu aos caminhoneiros que fotografem as bombas nos postospara garantir que as margens de lucro não subam e os preços, de fato, caiam

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ

ECONOMIA

E vamos de leilão…

Muitos bilhões em jogo. Nessa quinta-feira, a Aneel vai leiloar 13 lotes de linhas de transmissão de energia, que podem arrecadar