O Dia dos Namorados está chegando. E o dêbiz está aqui para, quem sabe, te ajudar com isso. Hoje, vamos falar sobre essa data e o mercado de online dating. Vai que este conteúdo te ajuda a chegar no domingo tendo com quem comemorar? risos.
- Esteja você prestes a curtir o fim de semana na sua própria companhia ou se preparando para responder perguntas como “onde vocês se conheceram?” e “há quanto tempo vocês estão juntos?”, aprender sobre bizness é sempre válido.
Assim como já falamos na edição do Dia das Mães, o principal objetivo de muitos dos feriados e datas comemorativas que temos é movimentar o mercado. É justamente por isso que comemoramos nosso Dia dos Namorados em uma data diferente do Valentine’s Day, celebrado mundialmente no dia 14 de fevereiro.
O Dia dos Namorados foi criado para melhorar o resultado das vendas em junho, que costumavam ser fracas. O 12º dia do mês foi escolhido por ser véspera da celebração de Santo Antônio — o santo casamenteiro.
Realmente, a economia agradece 🍽
O dia 12 de junho é o mais movimentado do ano para restaurantes. Se você namora ou conversou com alguém que está em um relacionamento, deve ter visto que não está fácil — nem barato — fazer reserva em algum restaurante legal.
Outro dado interessante é que os pombinhos pretendem investir bem mais nos presentes de seus parceiros. O Ticket médio deste ano será de 481 reais, contra 276 reais em 2021 — um aumento de cerca de 75%.
Os solteirões também queriam estar comprando presentes? 🎁
A busca por relacionamentos é intensa. Aplicativos como o Tinder transformaram a dinâmica dos relacionamentospara uma geração de solteiros. Conhecer pessoas online se tornou uma oportunidade atrativa para as pessoas procurarem seus pares.
Tanto é que, no ano passado, o mercado de serviços de relacionamento movimentou mais de US$ 8 bilhões ao redor do mundo. A maior parte dessa receita vem da categoria online dating — como dos aplicativos mais conhecidos, que falaremos daqui a pouco.
- Neste ano, a expectativa é uma movimentação de quase US$ 9 bilhões, com destaque para os EUA, que deverão ser responsáveis por cerca de US$ 1,7 bilhões. No Brasil, o valor esperado é de US$ 200 milhões.
Em termos de número de usuários, o ranking é liderado pela Suécia, onde um quarto da população afirma usar serviços de namoro online. O segundo lugar, com quase o mesmo percentual, é o nosso querido Brasil. Veja no gráfico:
Os principais players do mercado
🔥 Tinder: O aplicativo de relacionamentos mais popular do mundo, usado mensalmente por 75 milhões de pessoas em mais de 190 países. No ano passado, o app, que pertence ao Match Group, gerou uma receita de US$ 1,65 bilhões.
- 🇧🇷 No Brasil, considerando apenas o Tinder, estamos falando de 1 milhão de matches por dia. Pelo número de usuários, somos o terceiro país que mais usa o aplicativo, com 10 milhões de contas — o que nos deixa atrás apenas dos EUA e Reino Unido.
⭐️ Bumble: Funciona de forma muito parecida ao Tinder, com a diferença de que, em casais heterossexuais, as mulheres têm que ser as primeiras a enviar mensagem. Conta com mais de 40 milhões de usuários ativos e teve uma receita de mais de US$ 500 milhões em 2021.
🔗 Hinge: Aplicativo que afirma ser o único que enfatiza conexões de longo prazo entre usuários. Assim como o Tinder, pertence ao Match Group. Possui 20 milhões de usuários e sua receita foi de cerca de US$ 200 milhões no ano passado.
🏳️🌈 Grindr: App que tem como foco os públicos gays, bi, trans, queer e homens que se relacionam com outros homens. Conta com mais de 10 milhões de usuários e teve uma receita de US$ 150 milhões em 2021.
Voltando um pouco no texto… 🔙
Lembra quando falamos que esses apps transformaram a dinâmica dos relacionamentos? Não é exagero. São os dados que estão dizendo isso:
A maneira mais comum que os casais se conheciam era através de amigos. Mas, com a ascensão da internet, os canais online passaram a ser os maiores responsáveis por juntarem novos casais. Hoje, 4 em cada 10 casais americanos se conectaram através da internet. Será que o online vai continuar crescendo?
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