A tal longevidade no mundo dos negócios

Se você acha que aquele seu tio está ficando velho… dê uma olhadinha nos 10 biznesses mais velhos do mundo — que ainda estão em atividade.

  • Kongo Gumi, a empresa mais antiga do mundo, é uma construtora que operou por mais de mil anos antes de ser adquirida por um grupo, também japonês, em 2006.

Dá-lhe resiliência e cultura. O Japão domina, simplesmente, as cinco primeiras colocações. Dentre elas, três são hotéis — onde você, inclusive, pode se hospedar.

Para se ter uma ideia, o mais antigo deles é um business familiar que já passou por 52 — cinquenta e duas — geraçõesE você aí, até hoje, tentando descobrir qual a origem do seu bisavô… risos.

Olhando para a América…

Naturalmente, nenhum país da América entra no Top #10. É só pensar que, quando o Sean’s Bar estava sendo aberto na Irlanda, ainda faltavam algumas centenas de anos para os europeus chegarem por aqui.

América do Norte e Central: Se você acha que os EUA têm a primeira empresa do lado de cá, saiba que está enganado…

A Casa da Moeda Mexicana foi fundada em 1534, enquanto a Shirley Plantation — 1ª empresa americana — surgiu somente 102 anos depois.

América do Sul: Olhando para o hemisfério sul, também não somos nós que levamos esse feito. A Casa da Moeda do Peru foi criada em 1565, enquanto a Casa da Moeda Brasileira — nossa empresa mais antiga — em 1694.

Repara só… Grande parte das primeiras empresas ainda em atividade de cada país é Casa da Moeda. Coincidência?

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

um MBA em forma de e-mail

sua dose de conteúdo sobre os assuntos mais relevantes do mundo dos negócios. análises números e insights.

INDICADOS PARA VOCÊ