Após ficar de fora por dois anos do circuito mundial da WSL, o Brasil voltou a ser palco de uma etapa do calendário. O Rio Pro é a oitava edição do campeonato, com vários detalhes interessantes.
- A etapa rola em Saquarema, na região dos Lagos do Rio, e é conhecida como o Maracanã do Surfe, por conta da altíssima qualidade das suas ondas.
Em termos de campeonato, essa é a antepenúltima etapa antes do WSL Finals, que reúne os TOP 5 surfistas do ano. Atualmente, Filipe Toledo e Ítalo Ferreira estão garantidos, enquanto Medina precisa quase de um milagre.
Em alta. Filipinho é o atual líder do ranking e tem excelentes lembranças de Saquarema. Nas últimas duas vezes que surfou lá, saiu com o troféu nas mãos. Ítalo está em quarto, não muito distante do sétimo colocado, Ethan Ewing.
Que perigo. Medina ficou fora das cinco primeiras etapas do campeonato para tratar de sua saúde mental e está em penúltimo lugar. Ele precisa de fazer uma campanha quase perfeita para poder chegar ao TOP 5 e ir às finais.
E a coisa já ficou de verdade…
O primeiro dia de competições teve a passagem de vários brasileiros para a próxima etapa, com Filipinho, Ítalo, Miguel Pupo e Tatiana Weston-Webb. O problema é que Medina e mais cinco perderam e ficaram para a repescagem.
E teve homenagem. Ítalo Ferreira caiu na água com uma malha de Mano Ziul, pioneiro nas transmissões ao vivo do surfe no Brasil — que faleceu neste mês.