Ucrânia ganha status de candidata para entrar na União Europeia

Pontapé inicial. Ontem, líderes europeus aceitaram formalmente a Ucrânia como candidata para se juntar à União Europeia. 

  • O movimento geopolítico ousado foi chamado pela Ucrânia e pela própria UE como um “momento histórico”.

Embora possa levar mais de uma década para a Ucrânia e a vizinha Moldávia se qualificarem para a adesão, a decisão sinaliza a intenção do bloco de se aprofundar na antiga União Soviética.

O governo da Ucrânia vê na candidatura um estímulo para a moral de sua população, que têm agora a perspectiva de integrar a família europeia. Além disso, o status facilitaria a reconstrução do país em um cenário pós-guerra.

Por outro lado… Há receios sobre a capacidade da UE de absorver um território extenso como o da Ucrânia — podendo trazer consequências econômicas e sociais no longo prazo.

Zoom Out: O grupo é mesmo seleto. A Turquia, a Sérvia, Montenegro e outras nações mostram desejo de virarem países-membros há anos. No entanto, a guerra da Ucrânia, que completa 4 meses hoje, pode acelerar o processo do país.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ

STORIES

Partilhar

Que amor tão grande Tem que ser vivido a todo instante A cada hora que eu tô longe é um

STORIES

Sentimento feliz

A Ana e o Bruno se conheceram na Alemanha. Ele estava no país pelo Ciências sem Fronteiras, enquanto ela tinha ido cursar toda a

CHAMPS

Do jeito que o povo gosta

A primeira perna de quase todos os confrontos das oitavas de final da Copa do Brasil aconteceram ontem e anteontem, com jogos bem

CHAMPS

Na corda bamba

Não está nada fácil. A seleção brasileira de vôlei masculino está passando por uma fase de altos e baixos. Se a expectativa

CHAMPS

A melhor etapa do ano

Após ficar de fora por dois anos do circuito mundial da WSL, o Brasil voltou a ser palco de uma etapa do

CHAMPS

Isolou?

A grande treta do ano na Fórmula 1 é o porpoising, que, em bom português, são aquelas quicadas que os monopostos dão