Estamos perdendo o bonde tech?

Voltando um pouco no tempo… Ao olhar as empresas com maior valor de mercado do mundo, vemos algumas caras que não aparecem mais no topo hoje.

  • O valor de mercado de uma empresa representa o quanto as pessoas estão dispostas a pagar nela considerando sua performance futura.

A onda tech. Fica nítido que o topo foi tomado pelas Big Techs — as empresas baseadas 100% em tech, que não têm esse apelido à toa.

Em 2010, Apple e Microsoft já apareciam, mas as maiores empresas de petróleo dos EUA e China superavam, enquanto o Banco Industrial e Comercial Chinês chegava junto.

Não que petróleo ou bancões ainda não sejam gigantes mundo afora. Inclusive, recentemente, a estatal petrolífera da Arábia Saudita tem revesado com a Apple o posto de maior empresa do mundo.

Mas e o Brasil nisso? 🇧🇷

Indo direto ao ponto… atrasado. O top #05 das maiores empresas listada na Bolsa segue, simplesmente, o mesmo. Nada que um gráfico não facilite a visualização. risos.

Mais importante que perceber que o top #05 segue exatamente o mesmo, é notar que não houve a chegada de um novo setor no topo do ranking.

Isso não quer dizer que não houve avanço na inovação no país, mas representa que a percepção dos investidores sobre elas ainda não superou a percepção em relação a essas empresas tradicionais.

Vale lembrar que muitas das empresas tech brasileiras optam por abrir capital lá fora, o que interfere nessa visão.

  • Por outro lado, um motivo para elas tomarem essa decisão pode ser justamente o nosso atraso em relação ao exterior.

Falando em exterior… É verdade que, no top #05 mundial, as empresas americanas dominam — o avanço tecnológico começou mais cedo por lá.

No entanto, na China — uma economia também emergente, como o Brasil —, essa transformação já é bastante visível…

Em 2010, o top #05 era formado somente por bancos e pela estatal de petróleo. Recentemente, grandes players no setor de tech têm se destacado — como o Alibaba Group e a Tencent.

O mais legal é ver como tem acontecido essa transição no mundo e, principalmente, em países que tinham características parecidas com as nossas. Teremos essa mudança? Ou perdemos o bonde do digital?

COMPARTILHE

um MBA em forma de e-mail

sua dose de conteúdo sobre os assuntos mais relevantes do mundo dos negócios. análises números e insights.

INDICADOS PARA VOCÊ

BIZNESS

“Crédito ou Débito?”

(Imagem: Giphy | Reprodução) Crédito. Essa parece ser a resposta preferida dos americanos. O inimigo das finanças pessoais está de