Uma treta polêmica

As brilhantes disputas na pista entre pilotos com arrojo e muita vontade de vencer saíram de cena. O início da semana foi marcado por uma polêmica entre campeões mundiais, por um assunto que deveria estar há muito tempo fora do esporte.

  • O tricampeão mundial da F1 Nelson Piquet referiu-se a Sir Lewis Hamilton com termo racista “neguinho”, ao comentar a batida do inglês com Max Verstappen, no ano passado, em Silverstone — você confere o trecho aqui.

Contextualizando… O vídeo é de uma entrevista com Piquet em novembro de 2021, em que a pauta são vários assuntos do automobilismo. Nelson comparava a batida do inglês com a de Ayrton Senna e Alain Prost, em Suzuka, no ano de 1990.

Apesar da demora para viralizar, a resposta pelo ato veio forte. No início da manhã de ontem, a página oficial da Fórmula 1, da FIA, e da Mercedes publicaram notas de repúdio quanto ao ato do brasileiro, sem mencioná-lo diretamente.

Ele foi mais enfático…

Sir Lewis foi ao seu twitter — com direito a post em português — para poder criticar as falas. Ele, como defensor de várias pautas identitárias na categoria, lamentou a “mentalidade arcaica” e pediu ações.

Mais do que isso, ele não deixou de falar o nome de Piquet quando fez uma das críticas, algo que a federação, a categoria e sua própria equipe fizeram.

Isso tudo aconteceu há menos de uma semana para o GP da Inglaterra, em Silverstone, que, desde 2020, teve a reta dos boxes nomeada com o nome de Hamiltondada sua importância para o automobilismo britânico. Muito forte.

COMPARTILHE

campeão é quem ama esporte

sua dose sobre o que acontece no mundo dos esportes. análises rápidas e descontraídas. sem clubismo, claro.

INDICADOS PARA VOCÊ

CHAMPS

Contagem regressiva

Quem não acorda sonhando com Copa perdeu o amor à vida. Em uma reviravolta sem precedentes na história, a data de

CHAMPS

Momentos decisivos

É hora de decisão. O 2º Split do CBLOL terminou na semana passada a fase classificatória para os playoffs, que começam

CHAMPS

O impacto do adeus

Quando chega a hora. Uma das maiores atletas da história do tênis feminino disse que vai deixar a raquete de lado. Serena Williams

CHAMPS

Uma história brasileira

O Brasil acordou abalado na manhã de domingo, com mais um caso de violência nas páginas de notícias. O mundo