A Finlândia e a Suécia receberam o convite da OTAN

É oficial. Em um passo histórico, ontem, a OTAN anunciou que convidou formalmente a Finlândia e a Suécia para fazerem parte da aliança militar ocidental.

Por que isso é relevante? Com a entrada da Finlândia e da Suécia na aliança, a OTAN fica bem mais próxima da fronteira com a Rússia, que atacou a Ucrânia temendo justamente essa aproximação.

(Mapa atual da OTAN na Europa, com países-membros em laranja)

Depois do comunicado, Putin afirmou que o governo não vê problemas na entrada, reforçando que isso é assunto da Finlândia e da Suécia — o famoso “faz o que você quiser” das discussões amorosas. 

  • Incorporando o namorado contrariado, o presidente russo terminou a amenização com uma ameaça: se a OTAN instalar infraestrutura no território dos dois possíveis novos membros, a Rússia responderá à altura.

Além do conflito: O abandono à neutralidade da Suécia e da Finlândia foi a primeira grande mudança geopolítica mundial desde o início da guerra na Ucrânia. Seus filhos vão estudar isso na escola…

COMPARTILHE

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ

BIZNESS

“Crédito ou Débito?”

(Imagem: Giphy | Reprodução) Crédito. Essa parece ser a resposta preferida dos americanos. O inimigo das finanças pessoais está de