A rainha das provas do ciclismo começa hoje, em Copenhagen. O Tour de France é a maior competição do calendário do mundial, aliando glamour, muita mídia e trechos bastante desafiadores.
- Essa será a 109ª edição do Tour, que começou no ano de 1903 e só parou em decorrência das Guerras Mundiais.
Como funciona? São 21 etapas que rolam no período de três semanas, no sistema contrarrelógio — que nada mais é do que quem fizer os 3.328 km em menos tempo, vence.
As etapas têm diferentes níveis de dificuldade, algumas que são planas, outras relevos acidentados e até em regiões montanhosas. Duas delas são mais rápidas, com o intuito de privilegiar os mais rápidos ciclistas.
Neste ano, serão 22 equipes com 9 ciclistas cada que participarão do Tour. As equipes contam com quatro tipos de atletas: líder, sprinters, escaladores e gregários. Cada um deles tem uma função específica na corrida, que você confere aqui.
Existe ainda um sistema de camisas no evento, que premia os ciclistas ao longo do caminho. A amarela fica com quem estiver como líder do Tour; a branca de bolinhas vermelhas, com o rei da montanha; a verde, pelo líder da classificação em pontos; e a branca, do ciclista mais bem colocado com menos de 25 anos.
Legal, tá? Serão distribuídos quase 2,3 milhões de euros, sendo que o primeiro colocado receberá 500 mil, o segundo com 200k e o terceiro com 100k. Aqueles que não disputam a ponta, mas terminam a corrida, levam mil euros para casa.