Amor é alegria

Aristóteles foi um filósofo grego e um dos pensadores com maior influência na cultura ocidental. Escrevendo sobre política, ética e moral, ele foi aluno de Platão e professor de Alexandre, o Grande.

  • Em sua mais sublime definição, o filósofo nos apresenta o termo Philia como o amor mutuamente relacionado à alegria.

Em contraponto, está o amor Eros, de Platão. Baseando-se no desejo, o conceito faz referência ao inatingível, oscilando entre amar o que não se tem e ter o que não se ama mais. 

Já para Aristóteles, o amor é marcado pela presença. É o amor pelo encontro, pelas pessoas que já estão ao seu lado e pela família que você já tem. É o amor pelo mundo, quando o mundo te faz bem.

Em sua definição literal, Philia significa amizade, porém, não se remete apenas ao seu amigo de infância — é aquela famosa legenda de Instagram “meu melhor amigo é o meu amor”.

  • Para o filósofo, o que faz a amizade ser o que é, é fazer gentilezas sem ser convidado, e não proclamar o fato de tê-las feito.

Caracterizada por ser sincera, recíproca e pura, a Philia se trata de uma das conexões mais fortes que duas pessoas podem compartilhar, ultrapassando os amores passageiros.

É… Palpitações no peito e mudanças de desejo podem ser boas por alguns instantes, mas só a alegria nos faz querer que um momento se torne eterno.

COMPARTILHE

contamos e escrevemos amor

histórias que emocionam. não tão longas quanto um romance, mas suficientes para te fazer sentir.

INDICADOS PARA VOCÊ

STORIES

Essência da alma

Mas onde se deve procurar a liberdade é nos sentimentos. Esses é que são a essência viva da alma. A

STORIES

Um novo passo

No começo da nossa história, Luiza tinha 19 anos e Gustavo, 20. Com mundos e ideias em formação, o caminho dos dois acabou

STORIES

Amor por acaso

Em abril do ano passado, a Marina decidiu fazer uma viagem sozinha. O objetivo era menos o destino e mais aprender a desfrutar da

STORIES

Biografia do Orvalho

A maior riqueza do homem é a sua incompletude. Nesse ponto sou abastado. Palavras que me aceitam como sou –

STORIES

Uma mente sem lembranças

“Se você pudesse apagar alguém da sua memória, quem você escolheria?” No filme “Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças”,

STORIES

A beleza do começo

A Ana Júlia e o Pedro se conheceram no início de 2019, mas poderia ter sido bem antes. Eles tinham muitos amigos em comum,